Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8649
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Do Lampião da esquina a Pabllo Vittar: uma análise comparativa da representação do movimento LGBT através de abordagens discursivas
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Daniel Amorim Braga de
Advisor: Mattos, Beatriz Jaguaribe de
Abstract: A diversidade sexual e de gênero está em pauta nos meios de comunicação e no campo político. Em resposta aos atos de conservadorismo e de fundamentalismo religioso, a produção de contradiscursos se dá em espaços físicos e virtuais. Em contextos como este, é comum se ver estratégias de visibilidade através de produtos culturais. Portanto, o objetivo geral desse trabalho é refletir sobre a importância da representatividade. Mais especificamente, nosso estudo de caso realiza uma análise comparativa de contradiscursos produzidos por representantes do movimento LGBT+ em dois momentos históricos distintos: há exatos quarenta anos, quando o movimento homossexual brasileiro começava a se organizar para “sair do armário”; e atualmente, com a emergência de discussões mais abrangentes sobre identidades de gênero. Podemos perceber que atualmente há a tendência para intersecções com outros movimentos sociais e um maior protagonismo de subgrupos que, historicamente, são marginalizados dentro do próprio meio LGBT+. Por fim, este trabalho aponta para a urgência de se combater a reprodução da violência estrutural no interior do próprio meio LGBT+ e, assim, visa incentivar o desenvolvimento da sua mobilização.
Keywords: Homossexualidade
Representação
Diversidade cultural
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Jun-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Daniel Amorim Braga de. Do Lampião da esquina a Pabllo Vittar: uma análise comparativa da representação do movimento LGBT através de abordagens discursivas. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOliveira.pdf704.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.