Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8673
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Saúde, moral e expertise empírica: a alimentação como narrativa de diferenciação pessoal no discurso de celebridades
Author(s)/Inventor(s): Abreu, Maria Eduarda Ledo Martins de
Advisor: Santos, Suzy dos
Abstract: Na contemporaneidade, a saúde foi transformada em uma atitude profilática, que visa minimizar a margem probabilística de riscos e doenças através da otimização da rotina individual. O surgimento do estilo de vida saudável se tornou uma ferramenta comunicativa de diferenciação pessoal, atribuindo qualidades morais, sociais e políticas aos indivíduos de acordo com os seus comportamentos cotidianos e rotina alimentar. Este projeto busca analisar como a saúde atua na construção da identidade individual na contemporaneidade – que é um período de valorização da subjetividade e das experiências pessoais – somada ao contexto de constante exposição do indivíduo nas mídias sociais. Para melhor ilustrar esse panorama, fizemos um estudo de caso relacionado a apresentadora e chef de cozinha Bela Gil, acompanhando durante dois anos suas redes sociais a fim de analisar seu discurso acerca da alimentação saudável. Nos baseamos nos conceitos foucaultianos de biopoder e nosopolítica, valorizando a crença no poder de ação individual e a medicalização do cotidiano contemporâneo.Também aliamos os conceitos de sociedade de risco, abordados em Giddens, com a perspectiva do surto de aconselhamento explorado por Bauman. Além disso, salientamos essa realidade presente no contexto de exposição individual e consumo fetichista abordado por Sibília. Este projeto objetiva estudar as conexões entre saúde e comunicação na contemporaneidade, tendo em vista que no cenário nacional ainda há uma tímida quantidade de estudos acerca do tema. Esta análise também aborda a situação da diferença de classes no processo de culpabilização moral da saúde, levantando questões para futuros projetos na área.
Keywords: Qualidade de vida
Valores sociais
Celebridades
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ABREU, Maria Eduarda Ledo Martins de. Saúde, moral e expertise empírica : a alimentação como narrativa de diferenciação pessoal no discurso de celebridades. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAbreu.pdf4.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.