Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/869
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFresquet, Adriana Mabel-
dc.contributor.authorVidal, Sandra Miranda-
dc.date.accessioned2016-10-13T14:12:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:16Z-
dc.date.issued2011-05-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/869-
dc.description.abstractThe present study aimed to profile the use of the computer lab, observing the teacher's view about the possibilities of introducting new learning tools in the public schools participating In the National Programme for IT in Education, from MEC. Intending to investigate whether contact with a computer connected to the global netwok can widen horizons, developing newways to learn and interact, improving the professional and emotional, within and outside the school environment. We opter to a qualitative approach in this paper, applying a questionnaire to a selected group of teachers in classroom. The choice of this research is justified by the need to study the reaction of the participating teachers by including the computer and other media already available in school, their knowledge and everyday teaching practice. The modest results obtained in this work indicate that teachers who adopted the use of computer and internet activities to support the classroom, changed their practice and found that their students better assimilated worked on their activities.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectComputadorespt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleInformática educativa e a mudança educacional: utilização de novas ferramentas da aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeComputer Education and Educational Change: The use of Technology in Education and the changes it providesen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6249909223476083pt_BR
dc.contributor.referee1Nova, João Luiz Leocádio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2112113078141846pt_BR
dc.contributor.referee2Giannella, Taís Rabetti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3610751337445829pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho procurou traçar um perfil da utilização do laboratório de informática, captando visões de professores de uma escola pública sobre possibilidades pedagógicas da introdução de novas ferramentas de aprendizagem nas escolas estaduais participantes do Programa Nacional de Informática na Educação, do MEC. Pretendendo investigar se o contato com um computador ligado à rede mundial pode ampliar os horizontes, desenvolvendo novas formas de aprender e interagir, melhorando as relações profissionais e afetivas, dentro e fora do ambiente escolar. Para realização deste trabalho optou-se por uma abordagem qualitativa, aplicando-se um questionário a um grupo selecionado de professores em efetiva regência de turma. A escolha desta pesquisa se justifica pela necessidade de estudar a reação dos professores participantes diante a inserção da informática e outras mídias já disponíveis na escola, seu conhecimento e uso cotidiano na prática pedagógica. Os resultados obtidos através deste modesto trabalho indicam que professores que adotaram o uso de computador e internet como suporte das atividades em sala de aula, modificaram sua prática e perceberam que seus alunos assimilam melhor os conteúdos trabalhados em suas atividadespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto NUTES de Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Mídias na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
778206.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.