Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiannella, Taís Rabetti-
dc.contributor.authorTardin, Fernanda Gomes Silva-
dc.date.accessioned2016-10-13T14:32:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:17Z-
dc.date.issued2011-05-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/870-
dc.description.abstractAmong the various technological tools used in education, blogs are becoming increasingly widespread, being used as a complement to the teaching of disciplines, improving communication between students and teachers because of the ease of creating and using and being closer to the world students. Besides its usefulness as a communication tool between students and teachers, this also has served as a source of continuing education for teachers, with a rich space for information exchange between those who can share their experiences and seek solutions for their practice. In view of the spread of blogs in education, this study aimed to analize its fundamental pedagogical potential, from the perspective of teachers. As a guiding technological CIEP 149 Brizolão D. Carmita, since 2009 been developing and mediating a blog devoted to discussing about the use of information technologies and communication technologies (ICTs) in education, the Blog "Using the Media in Education." In this work, the subjects were composed of 13 teachers who have participated in my blog. To analyze the opinions of teachers on the educational use of blogs, we applied a semi-open. The research was conducted subject to the acceptance or not to participate in it and, if so, this was documented by completing a consent form signed by (a) professor (a). The results were statistically analyzed using the Excel 2007 program. It was concluded that the teachers interviewed, most of them, often use the suggestions of activities offered there, perceiving it as a place where not only are their ideas for planning, but also as a space where they can inform and update on the use of media in education.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleAs potencialidades do blog como ferramenta pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeThe potential of blogging as a pedagogical toolen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3610751337445829pt_BR
dc.contributor.referee1Struchiner, Miriam-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4637203974207161pt_BR
dc.contributor.referee2Baptista, Lúcia Maria Dupret Vassallo do Amaral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123924802310769pt_BR
dc.description.resumoDentre as diversas ferramentas tecnológicas utilizadas na educação, os blogs vêm se tornando cada vez mais difundidos, sendo utilizados como complemento ao ensino das disciplinas, aumentando a comunicação entre alunos e professores, devido à facilidade de criação e utilização e por estarem mais próximos ao mundo dos alunos. Além de sua utilidade como ferramenta de comunicação entre alunos e professores, este também vem servindo como fonte de formação continuada de professores. Tendo em vista o a difusão dos blogs no campo educacional, este trabalho teve como objetivo fundamental analisar suas potencialidades pedagógicas, a partir da perspectiva dos professores. Como orientadora tecnológica do CIEP Brizolão 149 D. Carmita, desde 2009 venho desenvolvendo e mediando um blog voltado para a discussão sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na educação, o Blog “Utilizando as Mídias na Educação”. Assim, neste trabalho, os sujeitos da pesquisa foram constituídos por 13 professores que vêm participando de meu blog. Para analisar as opiniões dos professores sobre o uso pedagógico dos blogs foi aplicado um questionário semi-aberto. A pesquisa foi realizada respeitando-se a aceitação ou não em participar da mesma e, em caso afirmativo, esta foi documentada por meio do preenchimento de um termo de consentimento assinado pelo(a) professor(a). Os resultados foram tabulados e analisados estatisticamente utilizando-se o programa Excel 2007. Concluiu-se que os professores entrevistados, em sua maioria, utilizam com frequência as sugestões de atividades ali oferecidas, entendendo-o como um espaço não apenas onde encontram ideias para seus planejamentos, mas também como espaço onde podem se informar e se atualizar sobre o uso das mídias na educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto NUTES de Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Mídias na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
778204.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.