Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/872
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Fenômeno cultural e mercado potencial: o caso dos fãs de Tolkien no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Pinho, Eduardo Campos Madureira de
Orientador: Silva, Claudete Lima da
Resumo: A partir da radiografia antropológica do segmento de mercado dos fãs da obra de Tolkien, busca-se entender como são criados esses grupos que tem valores e simbólica próprios e cujo princípio edificante é o interesse comum. À partir das novas possibilidades midiáticas e comunicacionais trazidas pela Internet, é traçado um perfil dessas sociedades, explicando quais são seus interesses e seu potencial de consumo. Mostra-se a partir do exemplo estudado que no mercado de fãs se encontra um importante e sub-aproveitado nicho mercadológico, a ser melhor considerado pela indústria de serviços e entretenimento para estabelecer suas estratégias de mercado. Esse mercado brasileiro de fãs de Tolkien possui características únicas em aspectos tais como o caráter político, fragmentado e amador dos fã-clubes, conforme a pesquisa revela.
Palavras-chave: Fandom

Nicho social
Consumidor
Tolkien
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Jun-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PINHO, Eduardo Campos Madureira de. Fenômeno cultural e mercado potencial: o caso dos fãs de Tolkien no Brasil. 2004. 155 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
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