Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/877
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Vivências do ensino com o uso da informática e do vídeo nas escolas do Município de Cabo Frio
Título(s) alternativo(s): Teaching experiences with the use of IT and video in Schools in the city of Cabo Frio
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Mírian Coroa dos Santos
Orientador: Mendonça, Adriany Ferreira de
Resumo: Estuda o computador e o vídeo na educação como ferramentas de aprendizagem para o novo milênio. A Informática Educativa se coloca, hoje, como um novo caminho para facilitar o processo ensino-aprendizagem. O computador, com brilho e luzes novas, se contrapõe ao velho quadro de giz e propõe um novo tempo na educação. A produção de vídeo vem sendo uma ferramenta que possibilita o enriquecimento do conhecimento técnico sobre o uso da câmera, edição e imagens, socializando os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo novas habilidades e refletindo sobre o conteúdo proposto. Verifica-se que a educação melhorará com o uso das TICs numa nova postura de professores e aprendizes diante da oportunidade de construir o conhecimento através de novos parâmetros não lineares. A escola. inserida no contexto da tecnologia, com professores preparados, pode, com mais facilidade, formar cidadãos autônomos e conscientes, permitindo que os alunos desenvolvam uma postura crítica diante das múltiplas informações que chegam a cada instante, pela internet e pelos diversos meios de comunicação, ao mesmo tempo, possibilitando a inserção social dos educandos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica na leitura e análise de livros, além da pesquisa de campo, através da coleta de dados com o uso de questionários aplicados na escola de objeto de estudo.
Resumo : Study the computer and video in education as learning tools for the new millennium. The Computer in Education stands today as a new way to facilitate the teaching-learning process. The computer, with new lights and glitter, is opposed to the old chalkboard and proposes a new era in education. The video production has been a tool that allows the enrichment of technical knowledge on the use of the camera, and editing images, socializing knowledge, developing new skills and reflecting on the proposed content. It appears that education will improve with the use of TICs in a new posture in front of teachers and learners the opportunity to build new knowledge through nonlinear parameters. The school placed in the context of technology, with qualified teachers can more easily make citizens aware and autonomous, allowing students to develop a critical view of the multiple information arriving at each instant, the Internet and the various media, while allowing the social integration of students. The methodology was the research literature on reading and analyzing books, as well as field research by collecting data using questionnaires at school under study.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Computadores
Educational technology
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
Departamento: Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Jun-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/877
Aparece nas coleções:Mídias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
778159.pdf341,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.