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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O botequim na era da reprodutibilidade das filiais: estudo de caso do Belmonte
Author(s)/Inventor(s): Santos, Mila Chaseliov Pereira dos
Advisor: Pires, Paulo Roberto
Co-advisor: Mello, Pedro Paulo Thiago de
Abstract: O objetivo do presente trabalho é entender a transformação do botequim, uma instituição cultural do Rio de Janeiro, em um fenômeno de Marketing. Para estudo de caso é escolhido o Belmonte, inicialmente um botequim pé-sujo na Praia do Flamengo, que após mudança de administração transforma-se em um dos mais concorridos e bem sucedidos bares da cidade, rapidamente tornando-se uma rede, com cinco casas espalhadas pela Zona Sul da cidade. Esse fenômeno se deve em parte ao Rio Botequim, livro guia patrocinado pela Prefeitura, no qual são listados botequins da cidade, e em parte ao declínio do poder aquisitivo da classe média, que passa a freqüentar os botequins por ser uma opção mais informal e barata de lazer. A metodologia de pesquisa baseia-se em observação direta nas cinco casas da rede, avaliando a padronização de serviço, arquitetura, comidas e bebidas, entrevistas procurando identificar e entender as representações acerca do botequim com proprietários de botequins tradicionais e novos, e com jornalistas, pesquisadores, profissionais de Marketing e Publicidade envolvidos no mercado, alem de boêmios notáveis. A produção acadêmica sobre o tema ainda é muito restrita, apenas teses e dissertações de Antropologia. Na Publicidade foi utilizada a teoria de Marketing de Serviços.
Keywords: Botequim
Comércio
Administração
Marketing estrategico
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Jun-2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Mila Chaseliov Pereira dos. O botequim na era da reprodutibilidade das filiais: estudo de caso do Belmonte. 2005. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

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