Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/882
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O botequim na era da reprodutibilidade das filiais: estudo de caso do Belmonte
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Mila Chaseliov Pereira dos
Orientador: Pires, Paulo Roberto
Coorientador: Mello, Pedro Paulo Thiago de
Resumo: O objetivo do presente trabalho é entender a transformação do botequim, uma instituição cultural do Rio de Janeiro, em um fenômeno de Marketing. Para estudo de caso é escolhido o Belmonte, inicialmente um botequim pé-sujo na Praia do Flamengo, que após mudança de administração transforma-se em um dos mais concorridos e bem sucedidos bares da cidade, rapidamente tornando-se uma rede, com cinco casas espalhadas pela Zona Sul da cidade. Esse fenômeno se deve em parte ao Rio Botequim, livro guia patrocinado pela Prefeitura, no qual são listados botequins da cidade, e em parte ao declínio do poder aquisitivo da classe média, que passa a freqüentar os botequins por ser uma opção mais informal e barata de lazer. A metodologia de pesquisa baseia-se em observação direta nas cinco casas da rede, avaliando a padronização de serviço, arquitetura, comidas e bebidas, entrevistas procurando identificar e entender as representações acerca do botequim com proprietários de botequins tradicionais e novos, e com jornalistas, pesquisadores, profissionais de Marketing e Publicidade envolvidos no mercado, alem de boêmios notáveis. A produção acadêmica sobre o tema ainda é muito restrita, apenas teses e dissertações de Antropologia. Na Publicidade foi utilizada a teoria de Marketing de Serviços.
Palavras-chave: Botequim
Comércio
Administração
Marketing estrategico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Jun-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Mila Chaseliov Pereira dos. O botequim na era da reprodutibilidade das filiais: estudo de caso do Belmonte. 2005. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSantos.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.