Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/889
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Nonsense na propaganda brasileira: Alice no mercado dos celulares
Autor(es)/Inventor(es): Maia, Renata Letícia da Silva
Orientador: Lissovsky, Mauricio
Resumo: Discute a utilização da linguagem nonsense na propaganda brasileira, através de um estudo de caso da mídia eletrônica. A campanha analisada é criada pela agência Lew Lara para a empresa de telefonia Nokia. No mundo atual, inundado de mensagens, a criatividade é parte fundamental da propaganda, com objetivo de gerar diferenciação e memorização para a marca anunciante. O nonsense é uma estratégia que busca essa tão necessária visibilidade, e já vem sendo amplamente utilizado em campanhas internacionais. A linguagem nonsense surpreende os espectadores e aproxima a propaganda do entretenimento. Recentemente, pode-se perceber que essa linguagem também começa a aparecer em peças publicitárias nacionais e na comunicação de grandes clientes. O estudo pretende identificar as características do nonsense, através das histórias de Alice de Lewis Carroll – Alice in wonderland e Through the lookingglass – e entender como ele pode se revelar como opção criativa quando se dispõe de trinta segundos para fortalecer uma marca. Para isso, utiliza-se uma base teórica sobre criatividade, nonsense e propaganda, e a opinião de criativos do mercado.
Palavras-chave: Mídia eletrônica
Nonsense
Comunicação
Empresa telefonica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Nov-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MAIA, Renata Letícia da Silva. Nonsense na propaganda brasileira: Alice no mercado dos celulares. 2005. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMaia.pdf315.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.