Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Fernando Antônio Mansur-
dc.contributor.authorOliveira, Luciana Xavier de-
dc.date.accessioned2016-10-20T15:11:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:19Z-
dc.date.issued2004-12-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luciana Xavier de. O swing do samba: o samba-rock e outros ritmos na construção da identidade negra contemporânea na mídia brasileira. 2004. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/920-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo culturalpt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleO swing do samba: o samba-rock, e outros ritmos, na construção da identidade negra contemporânea na mídia brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555pt_BR
dc.contributor.referee1Trinta, Aluizio Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6972638053869536pt_BR
dc.contributor.referee2Sovik, Liv Rebecca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7709834262127600pt_BR
dc.description.resumoA história da criação do gênero musical, hoje conhecido como “samba-rock”, e sua evolução até os dias atuais, seus principais artistas representantes, e suas influências nas transformações sociais e nos movimentos de afirmação da identidade negra no Brasil. Este é o tema principal da monografia apresentada, tendo a mídia como ponto de partida. Como o jornalismo cultural, e, em especial, a crítica musical, encarou estas novas expressões musicais, baseadas em um processo de hibridização da música popular brasileira, influenciada diretamente pela cultura negra norte-americana? Este trabalho tenta interpretar também o ressurgimento no cenário do mercado musical brasileiro do samba-rock, que, mais do que um gênero musical, é um símbolo das possibilidades de construção e afirmação da identidade negra contemporânea, diante do processo global de emergência de novas subjetividades na pós-modernidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOliveira.PDF536.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.