Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/962
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Planejamento estratégico de comunicação de marketing para as escolas do SESI: uma aplicação dos conceitos de comunicação e marketing ao campo da educação
Author(s)/Inventor(s): Resende, Patrícia Soares de
Advisor: Strozenberg, Ilana
Abstract: Aborda o uso da comunicação de marketing para a promoção da educação. Descreve conceitos de marketing e de comunicação, mostrando como estes podem ser aplicados à área educacional. Para isso, pensa-se na escola enquanto instituição, ou seja, uma organização que, assim como outras, tem no marketing o apoio necessário para seu funcionamento e satisfação de seus mercados-alvo. O planejamento estratégico de comunicação de marketing para as escolas do SESI é utilizado com o objetivo de ilustrar a aplicação dos conceitos de comunicação e marketing ao campo da educação. Servem de embasamento para o trabalho os livros: Marketing estratégico para instituições educacionais, de Philip Kotler e Karen Fox; Contato imediato com planejamento de propaganda, de Roberto Corrêa; Marketing de idéias: a promoção da produtividade no terceiro mundo, de José Roberto Whitaker Penteado. Além das obras citadas, a tese de doutorado de Paulo Sérgio Miranda Mendonça, intitulada Contribuição ao estudo do marketing de idéias: um estudo de caso no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), oferece grande utilidade no que diz respeito ao estudo da ampliação do conceito de marketing.
Keywords: Marketing estrategico
Educação
Marketing na educação
Colégios
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Nov-2006
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RESENDE, Patrícia Soares de. Planejamento estratégico de comunicação de marketing para as escolas do SESI: uma aplicação dos conceitos de comunicação e marketing ao campo da educação. 2006. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PResende.pdf547.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.