Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/970
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiannella, Taís Rabetti-
dc.contributor.authorPreza, Valéria Monteiro-
dc.date.accessioned2016-10-27T15:37:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:21Z-
dc.date.issued2011-05-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/970-
dc.description.abstractStarting from the comprehension that there is an increasing mobilization in order to integrate Information Communication Technologies in education through a variety of policy and programs that are developed in national extent, this work has the objective of discussing the potentialities and the challenges of the application of the “Educopédia” Project from the vision of the elementary Municipal School teachers of Rio de Janeiro. The “Educopédia” Project - the use of a platform of digital content - was introduced by the Municipal Secretary of Education in the year of 2010 as an effort to improve the quality of teaching and to turn it pleasant and at the same time, efficient for children and teens. The research was done among five teachers of the public Municipal Schools of Rio de Janeiro. They answered a half open questionnaire after an exposition about the “Educopédia” Project, done by the author of this work. It was concluded that the asked teachers, in a whole, point to importance of a projection to the appropriation of new technologies not only in pedagogical aspects but also in considering the context elements of the educational actions and also the wider subjects of policy. The social and pedagogical relevance of technologies depends on the context where it is introduced, on the participation and involvement of the actors, on the permanence of the adopted policy, on the options for each unity define its own project for the use of ICTs, on the definition of responsibilities for all the involved instances and, mainly, on the qualification of teachers an use of proper instruments of accompaniment and evaluation.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputadorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAnálise das percepções de professores do ensino fundamental sobre as potencialidades e os desafios da utilização do Projeto Educopédia na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3610751337445829pt_BR
dc.contributor.referee1Struchiner, Miriam-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4637203974207161pt_BR
dc.contributor.referee2Baptista, Lúcia Maria Dupret Vassallo do Amaral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123924802310769pt_BR
dc.description.resumoPartindo da compreensão de que cada vez mais há uma preocupação em integrar as Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, através de uma série de políticas e programas desenvolvidos nacionalmente, este trabalho tem como objetivo discutir as potencialidades e os desafios da implementação do Projeto Educopédia, a partir da perspectiva de professores do ensino fundamental do Município do Rio de Janeiro. O Projeto Educopédia, uma plataforma de conteúdos digitais, foi lançado em 2010 pela Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro com o intuito de melhorar a qualidade do ensino fundamental do município e tornar o ensino mais atraente e mobilizador para crianças e adolescentes. A pesquisa foi desenvolvida com cinco professores da rede municipal de ensino que responderam a um questionário semi-aberto, após participarem de uma exposição sobre o Projeto Educopédia, realizada pela autora deste trabalho. Concluiu-se que os professores entrevistados, em sua maioria, apontam para a importância de que a apropriação de novas tecnologias pelo sistema educacional seja planejada não apenas nos aspectos de ordem pedagógica, mas também considere os elementos do contexto no qual a ação educativa se desenvolve, bem como com as questões mais amplas da política. A relevância social e pedagógica das tecnologias depende do contexto onde estão inseridas, da participação e envolvimento dos atores, da integração das estruturas do sistema educacional, da continuidade das políticas adotadas, na abertura para que cada unidade de ensino defina o seu projeto de uso das TIC, da definição de responsabilidades em todas as instâncias envolvidas e, principalmente, de capacitação de professores e de instrumentos adequados de acompanhamento e avaliação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto NUTES de Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Mídias na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
778129.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.