Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1005
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves, George de Souza-
dc.contributor.authorSoares, Adriana Benevides-
dc.date.accessioned2016-11-01T17:01:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:22Z-
dc.date.issued2005-09-01-
dc.identifier.citationALVES, G.de S.; SOARES, A. B. Um estudo sobre os recursos, as potencialidades e as limitações dos softwares de geometria dinâmica. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2004. 13 p. (Relatório Técnico, 10/04)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1005-
dc.description.abstractThe introduction of dynamic geometry software’s potencialities and limitations was the main aim of this study. It was made a description of how these softwares allow an exact and different constructions of geometric objects, collaborating for visualisation process and stimulating the discovery and the exploration. The pupils can make conjectures and formulate and refine their assumptions, understanding the importance of the proof of geometric propositions. Therefore, it was investigated the relations between these softwares utilisation and the intuitive and logical aspects of teaching-learning process in geometry. Tabulae was the software used in this investigation, it was developped at IM/UFRJ.en
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRelatório Técnico NCEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectAprendizagem geometricapt_BR
dc.titleUm estudo sobre os recursos, as potencialidades e as limitações dos softwares de geometria dinânimcapt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.resumoO objetivo central deste estudo foi apresentar os principais recursos, potencialidades e limitações dos softwares de geometria dinâmica. Foi feita uma descrição de como estes softwares permitem uma variada e precisa construção de objetos geométricos, contribuindo para o processo de visualização e estimulando a exploração e a descoberta. Os alunos podem fazer conjecturas e formular e refinar hipóteses, compreendendo a importância da demonstração de proposições geométricas. Portanto, procurou-se investigar as relações existentes entre a utilização destes softwares e a consideração dos aspectos intuitivo e lógico na aprendizagem geométrica. O programa utilizado para a investigação foi o Tabulae, desenvolvido no IM/UFRJ.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.citation.issue1004pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10_04_000635617.pdf364.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.