Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/10091
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira Filho, Virgílio José Martins | - |
dc.contributor.author | Paula Junior, Sérgio Eduardo Meirelles de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-15T15:56:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2017-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10091 | - |
dc.description.abstract | Rare earth elements are important components in technologies aimed at decarbonising the economy, such as electric cars and wind turbines. In 2010, China, the world's largest producer of these elements, created difficulties to export them. The dependent countries on Chinese supply have suffered an increase of the prices of more than 600% the following year and were worried about the supply. Thus, several criticality studies were carried out to evaluate whether these elements could be a bottleneck for the consolidation of the fleet expansion plans for electric vehicles and wind energy. Brazil has the second largest reserve of these elements and intends to create a rare earth productive chain with products with high added value. Therefore, the present study has the objective of evaluating if the elements of rare earth could become a bottleneck for the Brazilian plans to expand the fleet of electric vehicles and wind energy. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de produção | pt_BR |
dc.subject | Terra rara | pt_BR |
dc.subject | Carros elétricos | pt_BR |
dc.subject | Turbinas eólicas | pt_BR |
dc.title | Criticidade das terras raras para aplicação em veículos elétricos e na energia eólica no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6877775923846283 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marujo, Lino Guimarães | - |
dc.contributor.referee2 | D’Avignon, Alexandre Louis de Almeida | - |
dc.description.resumo | Os elementos de terra rara são componentes importantes nas tecnologias que visam a descarbonização da economia, como os carros elétricos e turbinas eólicas. Em 2010, a China, maior produtor mundial desses elementos, criou dificuldades para exportá-los. Países dependentes da oferta chinesa viram os preços aumentarem mais de 600% no ano seguinte e ficaram receosos quanto à estabilidade do suprimento. Assim, foram realizados diversos estudos de criticidade que avaliavam se esses elementos poderiam ser um gargalo para a consolidação dos planos de expansão da frota de veículos elétricos e da energia eólica. O Brasil possui a segunda maior reserva desses elementos e pretende criar uma cadeia produtiva de terra rara com produtos de alto valor agregado. Diante disso, o presente estudo tem o objetivo de avaliar se os elementos de terra rara poderiam vir a ser um gargalo para os planos brasileiros de expansão da frota de veículos elétricos e da energia eólica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Produção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
877664.pdf | 3.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.