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dc.contributor.advisorBackx, Hugo Borges-
dc.contributor.authorMangia, Louise Hamond Regua-
dc.date.accessioned2019-10-17T14:13:25Z-
dc.date.available2019-10-19T03:00:10Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationMANGIA, Louise Hamond Regua. Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10122-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subjectModelos tridimensionaispt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectKit microbianopt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.titleKit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9121963404145560pt_BR
dc.description.resumoAlunos deficientes visuais apresentam dificuldades na aprendizagem da Microbiologia, uma vez que o conteúdo é voltado para conceitos abstratos não palpáveis, em escala microscópica, o que dificulta a sua assimilação. O presente estudo teve por objetivo desenvolver modelos tridimensionais de microrganismos como proposta de recursos didáticos para o ensino da Microbiologia para deficientes visuais, visando estimular a percepção tátil de detalhes estruturais nas diferentes formas de microrganismos. Foram desenvolvidos treze modelos representantes das principais morfologias de vírus e bactérias. Os modelos foram confeccionados em impressora 3D utilizando materiais plásticos pigmentados e silicone. A avaliação dos critérios técnicos quanto ao tamanho, significação tátil, aceitação, estimulação visual, fidelidade, facilidade de manuseio, resistência e segurança foi satisfatória e reconheceu o potencial desses modelos como recursos didáticos para alunos deficientes visuais. Além de possibilitar o entendimento do conteúdo da Microbiologia estimulando a percepção tátil-sensorial, os protótipos desenvolvidos visam contribuir para um processo mais equitativo da educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Desenho Industrial - Projeto do Produto

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