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http://hdl.handle.net/11422/10122
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Backx, Hugo Borges | - |
dc.contributor.author | Mangia, Louise Hamond Regua | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-17T14:13:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | MANGIA, Louise Hamond Regua. Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10122 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
dc.subject | Modelos tridimensionais | pt_BR |
dc.subject | Microbiologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Kit microbiano | pt_BR |
dc.subject | Desenho industrial | pt_BR |
dc.title | Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9121963404145560 | pt_BR |
dc.description.resumo | Alunos deficientes visuais apresentam dificuldades na aprendizagem da Microbiologia, uma vez que o conteúdo é voltado para conceitos abstratos não palpáveis, em escala microscópica, o que dificulta a sua assimilação. O presente estudo teve por objetivo desenvolver modelos tridimensionais de microrganismos como proposta de recursos didáticos para o ensino da Microbiologia para deficientes visuais, visando estimular a percepção tátil de detalhes estruturais nas diferentes formas de microrganismos. Foram desenvolvidos treze modelos representantes das principais morfologias de vírus e bactérias. Os modelos foram confeccionados em impressora 3D utilizando materiais plásticos pigmentados e silicone. A avaliação dos critérios técnicos quanto ao tamanho, significação tátil, aceitação, estimulação visual, fidelidade, facilidade de manuseio, resistência e segurança foi satisfatória e reconheceu o potencial desses modelos como recursos didáticos para alunos deficientes visuais. Além de possibilitar o entendimento do conteúdo da Microbiologia estimulando a percepção tátil-sensorial, os protótipos desenvolvidos visam contribuir para um processo mais equitativo da educação inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenho Industrial - Projeto do Produto |
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