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dc.contributor.advisorRibeiro, Berta Gleizer-
dc.contributor.authorVerschleisser, Roberto-
dc.date.accessioned2019-10-18T10:14:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:44Z-
dc.date.issued1990-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10129-
dc.description.abstractThe simple dugout canoe considered, by far, the best vehicle for fishing, is doomed to desapear in a very short time because of three main factors: 1) the interruotion, in the oral transmition system, of the manufacturing process; 2) the lack of interest, by part of the possible helrs of this knowledg, due to the little profit it brings; 3) the expensiveness and difficulty to obtain an adequated log to build a canoe. The communities that live on artisanal fishing are largely unaware of the danger that hovers over their autonomy with the invasion of technologies alien to their environment. In order to eliminate the risk of imbalance and consequent loss of their own cultural values, it is necessary to record the manufacturing techniques of these vessels that are traditionally under the full control of naval carpenter craftsmen. The present work makes a record through a field research carried out with some builders raising the whole process of manufacture and preservation of monoxyl canoes, aiming the generation of a document, to be returned to these communities to benefit from the knowledge inserted in it. . Along with these graphic records are proposed solutions to enable the non-predatory economic continuity of the construction of these vessels.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectMadeirapt_BR
dc.subjectConstrução navalpt_BR
dc.titleCom quantos paus se faz uma canoa: um estudo da canoa caiçarapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8641973310547626pt_BR
dc.contributor.referee1Noya, Liana da Silveira-
dc.contributor.referee2Ferreira, Manoel Francisco-
dc.description.resumoA canoa monóxila, veículo considerado ideal e insubstituível para a pesca artesanal, tem sua existência ameaçada, nos dias que correm, por vários fatores, dentro os quais se destacam: 1) a interrupção na transmissão do conhecimento técnico dos processos de fabricação feitos, exclusivamente por via oral, sem nenhuma documentação; 2) o desinteresse dos herdeiros em continuar uma atividade que, não sendo periódica, não é muito lucrativa; 3) a gradual escassez, e consequentemente encarecimento, das toras de madeira linheira, de grandes dimensões. As comunidades que vivem da pesca artesanal estão, em grande parte, alheias ao perigo que paira sobre sua autonomia com a invasão de tecnologias estranhas ao seu meio. Para afastar o risco de desequilíbrio e conseguente perda de valores culturais próprios, torna-se necessário, registrar as técnicas de manufatura destas embarcações que são tradicionalmente do pleno domínio dos artesãos carpinteiros navais. O presente trabalho faz um registro através de uma pesquisa de campo realizada junto a alguns construtores levantando todo o processo de fabricação e preservação de canoas monóxilas, objetivando a geração de um documento, a ser devolvido a estas comunidades para que se beneficiem dos conhecimentos nele inserido. Juntamente com estes registros gráficos seguem propostas de soluções para viabilizar a continuidade econômica, não predatória, da construção destas embarcações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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