Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10168
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dc.contributor.advisorLent, Roberto-
dc.contributor.authorMassarani, Luisa-
dc.date.accessioned2019-10-21T11:15:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:45Z-
dc.date.issued2001-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10168-
dc.description.abstractAnalyse aspects of scientific culture in Brazil, considering as starting point quantitative and qualitative studies undertaken among high school and undergraduate students in Rio de Janeiro. We analysed 1,065 questionnaires, 455 of them completed by students of five courses of the Federal University of Rio de Janeiro (Social Sciences, Biology, Medicine, Engineering and Physics) and 610 by students of nine high schools (370 of them 370 of them attended government schools and 240 private schools). This first section of the research aimed to investigate the attitudes that young people have towards science, scientist's work and applications and consequences of scientific research. We also analysed the point of view these students have towards new technologies and uses of modem genetics. The role of genes in the development of individual characteristics has been considered too. A focus group method was used with GATTACA, a science fiction film, the catalyst for discussion. The research doesn't seek to be a representative sample of the Brazilian students' population or even of Rio de Janeiro. It is a case study, in which we provided a descriptive study of the analysed groups and discussed the results we obtained. in our reflections we have taken in to account several conceptions concerning scientific culture which were supported by observations and analysis of the context of the mass media in which these young people were placed. Some possible implications of the results for the popularization of science activities are also discussed.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectMeios de comunicação de massapt_BR
dc.subjectBioquímicapt_BR
dc.titleA ciência, os cientistas e a dupla hélice sob o olhar de estudantespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5945879465310813pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2675160937325484pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Moreira, Ildeu de Castro-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6828550034661765pt_BR
dc.contributor.referee1Rumjanek, Vivian Mary Barral Dodd-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9771426963462503pt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Magali Romero-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2113162133428063pt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Henrique Gomes de Paiva Lins de Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0235308992933486pt_BR
dc.description.resumoAnalisa aspectos da cultura científica no Brasil, tomando como ponto de partida pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas com estudantes universitários e de ensino médio no Rio de Janeiro. Foram analisados 1.065 questionários, dos quais 455 provenientes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oriundos de cinco cursos (Ciências Sociais, Biologia, Medicina, Engenharia e Física). Os demais questionários foram preenchidos por alunos de nove escolas de ensino médio (370 de escolas públicas; 240, de escolas privadas). Essa parte da pesquisa foi dedicada às atitudes que os jovens têm perante a ciência, o trabalho dos cientistas e a aplicação das pesquisas científicas. Analisamos também a percepção que os estudantes de ensino médio têm das novas tecnologias e dos novos usos da genética e o papel que os genes têm na formação das características dos indivíduos, sob a ótica desses alunos. Nas pesquisas qualitativas realizadas com os estudantes de 2° e 3° graus foram abordados temas gerais da ciência, da genética moderna e suas aplicações. Utilizou-se aqui a metodologia dos grupos de discussão (focus groups), tendo como elemento catalisador do debate de trechos de GATTACA, filme de ficção científica. A tese não tem a pretensão de espelhar uma amostra fidedigna da população escolar brasileira ou mesmo do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso sobre cultura científica, em que se parte de um estudo descritivo dos dados obtidos junto aos grupos analisados. Apresenta-se, então, um conjunto de reflexões sobre os resultados encontrados, escorado nessas observações e, ainda, em análises sobre o contexto mediático no qual esses jovens estão inseridos e sobre as diversas concepções acerca da cultura científica. Algumas possíveis implicações desses resultados para as atividades de divulgação científica são também discutidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biomédicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química Biológicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::PROCESSOS DA COMUNICACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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