Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10188
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A interdição civil de idosos na contemporaneidade: reflexões e contribuições do trabalho do serviço social no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Andrade Filho, Antonio
Tutor: Repetti, Gustavo Javier
Resumen: Evidencia o fenômeno do envelhecimento demográfico ocorrido em escala mundial e analisa como a sociedade burguesa enxerga o trabalhador envelhecido, de que forma que as desigualdades fundantes dessa sociabilidade serão determinantes no modo de envelhecer da classe trabalhadora, a qual engendrou a luta por políticas sociais que atendam as suas especificidades. A pesquisa tem como objetivos gerais: analisar a ação de interdição civil de idosos no Brasil na contemporaneidade e identificar as possíveis contribuições do trabalho do Serviço Social Ministerial como assessoria técnica às Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência – Núcleo da Capital, especialmente nos casos em que é requisitado ao assistente social um parecer sobre a aplicação dessa medida judicial, considerada como um dispositivo de proteção social daqueles que não são capazes de exercer os atos da vida civil. Para tanto foram analisados alguns procedimentos administrativos instaurados pelo Ministério Público. Utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, além de alguns relatos oriundos da experiência de estágio curricular em Serviço Social, realizado no período compreendido entre setembro de 2014 a março de 2016.
Materia: Envelhecimento
Idosos
Política social
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-abr-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ANDRADE FILHO, Antonio. A interdição civil de idosos na contemporaneidade: reflexões e contribuições do trabalho do serviço social no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AAFilho.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.