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http://hdl.handle.net/11422/10213
Type: | Dissertação |
Title: | Implementação da coleta seletiva de estabelecimentos comerciais por meio de um aplicativo de roteamento de veículos: um estudo de caso no Rio de Janeiro |
Author(s)/Inventor(s): | Franca, Luíza Santana |
Advisor: | Ribeiro, Glaydston Mattos |
Abstract: | Segundo UNEP e ISWA (2015), os resíduos sólidos urbanos (RSU) possuem um crescimento de 7 a 10 bilhões de toneladas por ano no mundo, sendo que no Brasil, segundo SNIS (2016), 52,0% do total de resíduos coletados foram destinados a aterros sanitários e 3.326 municípios ainda utilizam formas inadequadas de disposição final (ABLRELPE, 2015). Tendo em vista a importância do desenvolvimento do setor, o presente trabalho visa avaliar economicamente a prática da coleta seletiva de resíduos recicláveis, de forma que estes possam ser reaproveitados e ter um destino final alternativo ao aterro sanitário. A análise deste trabalho foi feita por meio do uso do aplicativo de roteamento de veículos ORTEC Routing and Dispatch (ORD), de forma a simular a operação de uma empresa que realiza a coleta de RSU proveniente de estabelecimentos comerciais no Rio de Janeiro. A proposta foi planejada em 16 cenários de abrangência da coleta seletiva, que aumentou de forma gradativa de acordo com a conscientização da população. Os resultados das simulações mostram que, apesar do aumento de 41,44% da quilometragem total percorrida por todas as rotas ao se comparar o Cenário 16 (coleta seletiva de todos os resíduos recicláveis gerados, considerando a meta de 30% de rejeito pela PNRS) com o Cenário 1 (cenário base atual), é possível observar uma redução de 11,39% da quilometragem com a otimização das rotas de coleta seletiva pelo aplicativo. Desta forma, é possível obter uma redução de 27,72% do custo total, em relação ao cenário base avaliado. |
Abstract: | According to UNEP and ISWA (2015), the world urban solid waste can grow by 7 to 10 billion tons per year and in Brazil, 52.0% of the total collected destined to landfills in 2014 (SNIS, 2016) and 3.326 municipalities do not have a environmental friendly destination (ABRELPE, 2015). Considering the importance of the waste sector development, the present work aims to economically evaluate the practice of the selective collection of recyclable waste, so that this can be reused and has an alternative final destination. The analysis of this work was done through the use of the software ORTEC Routing and Dispatch (ORD), in order to simulate the operation of the case study in a private company responsible for urban solid waste collection from commercial establishments, which operates in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro. The selective collection was planned in 16 scenarios where the recyclable waste separation was gradually increased, considering the population awareness. The results of the simulations show that despite the 41,44% increase in the total mileage covered by the routes when Scenario 16 (all the recyclable waste were collected which could be usable) where compared to Scenario 1 (current base scenario), it is possible to obtain a reduction of 11,39% of the total mileage covered by the selective routes. In this way, a reduction of 27,72% of the total cost was observed, when the new planning was compared to the base scenario. |
Keywords: | Engenharia de transportes Coleta Seletiva Roteamento de veículos Coletas de resíduos sólidos urbanos. |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Mar-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
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