Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1022
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Russo, Mariza | - |
dc.contributor.author | Souza, Danyara de Jesus de | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-04T13:22:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:26Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1022 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sociedade da informação | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Biblioteca escolar brasileira na sociedade da informação: uma parceria proativa entre bibliotecário e pedagogo em prol da aprendizagem, da competência em informação e da quebra de paradigmas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de | - |
dc.contributor.referee2 | Sá, Nysia Oliveira de | - |
dc.description.resumo | Sabe-se que a relação entre bibliotecário e pedagogo, pode ser ainda definida como distante e desconectada em suas atividades educacionais, pois ambos ainda trabalham, em sua maioria, de forma isolada no contexto da escola. Embora exercendo funções de educadores, praticamente se desconhecem, pois não costumam trabalhar interativamente, mesmo compartilhando das mesmas reflexões teóricas concernentes aos processos de ensino-aprendizagem que ocorrem neste espaço. Diante do exposto, este trabalho tem o intuito de descobrir possíveis conexões e pontos em comum entre os currículos universitários dos cursos de Biblioteconomia e Pedagogia, no âmbito da biblioteca escolar, no que diz respeito ao processo educativo-informacional. Os indicadores quantitativos e qualitativos de tendências nesse sentido serão obtidos através de uma pesquisa documental dos currículos das universidades públicas do Rio de Janeiro e da aplicação de questionários aos coordenadores das instituições analisadas e aos profissionais atuantes na biblioteca escolar. Os resultados apontam que o processo formativo destes profissionais deverá ser repensado e preparado para os novos desafios da atual sociedade da informação e para o cumprimento da Lei nº 12.244, que trata da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Por fim, a parceria entre ambos poderá contribuir para a aprendizagem, a competência em informação e, por fim, para a quebra de paradigmas que se estabeleceram na biblioteca escolar ao longo destes anos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DJSouza.pdf | 914.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.