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dc.contributor.advisorBalassiano, Ronaldo-
dc.contributor.authorSaldanha, Luiz Emerson da Cruz.-
dc.date.accessioned2019-10-23T18:14:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:46Z-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10236-
dc.description.abstractThe tourism using bicycle for displacement, also known as cycling tourism, is a market segmentation that grows with considerable representation worldwide. Its benefits range from the movement of the local economy to socio-cultural inclusion and environmental conservation. There are several countries that integrate strategies and plans for tourism and bicycle planning in their public policies. In Brazil, is still common a dissociated view of cycling and tourist planning, even in cities with relevant tourism and great investment in cycling infrastructure – such as the city of Rio de Janeiro. In this context, the present study aims at an understanding of the strategic planning of urban cycling tourism trough the interface of cycling-inclusive policies and the organization of tourism to enable a choice and adaptation of analysis methodologies on cycling networks in tourist destinations. The results obtained from the application of the concepts and methods in Rio de Janeiro are important for the development of Brazilian cycling tourism and for the establishment of new academic studies on the theme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectPolíticas cicloinclusivaspt_BR
dc.subjectCicloturismopt_BR
dc.titlePolíticas cicloinclusivas e cicloturismo: o caso do Rio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6966216770042877pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Fraga, Carla Conceição Lana-
dc.contributor.referee1Santos, Marcio Peixoto de Sequeira-
dc.contributor.referee2Campos , Vânia Barcellos Gouvêa-
dc.description.resumoO turismo por bicicleta, também conhecido como cicloturismo, é um segmento de mercado que vem crescendo com bastante representatividade no mundo inteiro. Seus benefícios vão desde a movimentação da economia local até a inclusão sociocultural e conservação ambiental. Diversos são os países que integram estratégias e planos voltados para o turismo e para o planejamento cicloviário em suas políticas públicas. No Brasil, ainda é comum uma visão dissociada do planejamento cicloviário e do turismo, mesmo em cidades com relevância no turismo e com grande investimento em infraestrutura cicloviária – como é o caso da cidade do Rio de Janeiro. Nesse contexto, o presente estudo possui como objetivo a compreensão do planejamento estratégico do cicloturismo urbano através da interface das políticas cicloinclusivas e organização do turismo para possibilitar a escolha e adaptação de metodologias de análise de redes cicloviárias em destinos turísticos. Os resultados obtidos a partir da aplicação dos conceitos e métodos no Rio de Janeiro são importantes para o desenvolvimento do cicloturismo brasileiro e para a fundamentação de novos estudos acadêmicos sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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