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http://hdl.handle.net/11422/10252
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Glaydston Mattos | - |
dc.contributor.author | Vieira, Bruno Salezze | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T18:19:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10252 | - |
dc.description.abstract | The planning of vehicle routes is a major issue involved in supply chains. In real environment we can find situations involving a very large number of clients or constraints witch indicate that exact methods should be avoided. In this context, this work presents an metaheuristic for solving some variants of the vehicle routing problem (VRP): Heterogeneous VRP, VRP Periodic and VRP with multi-trips. The metaheuristic chosen, called Adaptive Large Neighborhood Search (ALNS), combines the power of successful strategies in the literature as a large neighborhood search and adaptive mechanisms with new features such as parallelism, detection of stagnation and perturbations. Our ALNS was implemented in such a way that all variants of the VRP are solved without changes in the code. The results for several instances proposed in the literature are satisfactory, showing the good performance of the approach. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Roteamento de veículos | pt_BR |
dc.subject | Frota mista | pt_BR |
dc.subject | Roteamento de veículos periódico | pt_BR |
dc.subject | Multi-Trip | pt_BR |
dc.subject | Meta-heurística | pt_BR |
dc.title | Uma meta-heurística Adaptive Large Neighborhood Search com mecanismos de paralelismo, detecção de estagnação e perturbações para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea, periódico e Multi-Trips | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5656425839228803 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nassi, Carlos David | - |
dc.contributor.referee2 | Mauri, Geraldo Regis | - |
dc.description.resumo | A atribuição e o planejamento de rotas de veículos são problemas importantes envolvidos nas cadeias de suprimentos. Em ambiente real é comum encontrar situações que envolvam uma quantidade muito grande de clientes ou de restrições que consequentemente fogem do alcance de métodos exatos. Neste contexto, este trabalho apresenta uma meta-heurística capaz de resolver algumas variantes do problema de roteamento de veículos (PRV) combinadas: o PRV capacitado com frota heterogênea, o PRV periódico e o PRV com multi-trips. A meta-heurística escolhida, denominada Adaptive Large Neighborhood Search (ALNS), combina a força de estratégias bem-sucedidas na literatura como busca em vizinhança ampla e mecanismos adaptativos e também novos mecanismos como paralelismo, detecção de estagnação e perturbações. O ALNS foi implementado de tal maneira que todas as variantes do PRV citadas pudessem ser resolvidas sem alterações de código. Os resultados obtidos, em diversas instâncias propostas na literatura foram satisfatórios, mostrando o bom desempenho do método proposto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
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