Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1026
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Nysia Oliveira de-
dc.contributor.authorValente, Maria Eduarda de Souza Braga Fajardo-
dc.date.accessioned2016-11-04T16:31:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:25Z-
dc.date.issued2014-12-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1026-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectServiços de informaçãopt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subjectUsuários de bibliotecaspt_BR
dc.titleAplicabilidade da competência em informação no contexto das bibliotecas universitárias brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2756978802063379pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Marianna Zattar Barra-
dc.contributor.referee2Miranda, Maria de Fatima Borges Gonçalves de-
dc.description.resumoA Competência em informação, temática em desenvolvimento na área de Biblioteconomia ganha cada vez mais destaque, pois no centro de suas discussões se encontra o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades relacionadas ao acesso, a avaliação e ao uso da informação, como também à ideia de aprendizagem ao longo da vida. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as iniciativas baseadas na aplicação do conceito de competência em informação, adotadas em bibliotecas universitárias no Brasil. As bibliotecas universitárias, assim como as demais, desempenham papel fundamental no desenvolvimento de habilidades informacionais nos seus usuários com a finalidade de ajudar, da melhor forma possível, no enfrentamento da realidade social em que vivem atualmente, bem como no seu processo de aprendizagem. Partindo deste contexto o presente trabalho direciona-se para o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica baseada na literatura existente sobre Competência em informação e sua aplicabilidade nas bibliotecas universitárias brasileiras, como forma de capacitação dos seus usuários. A questão de pesquisa proposta para este trabalho é: "De que maneira as bibliotecas universitárias estão contribuindo para tornar os usuários competentes em informação, considerando que vivemos atualmente na sociedade da informação?". Percebe-se que a Competência em informação está diretamente relacionada à educação de usuários, porém vai além de ensinar o usuário a utilizar os recursos da biblioteca. A competência em informação pretende que o usuário seja capaz de acessar, avaliar e usar a informação e, também, que se torne independente de modo que consiga aprender a aprender e utilizar essas habilidades em toda sua vida. Os objetivos do trabalho foram alcançados e ficou visível que existe uma preocupação dos bibliotecários das bibliotecas universitárias com os usuários, sua educação, independência e torna-los competentes no uso da competência em informação. Por outro lado, ainda são incipientes as iniciativas que abordam essa questão em todas as suas facetas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Eduarda - TCC - 2014.pdf611.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.