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dc.contributor.advisorAlves, Gláucia Lelis-
dc.contributor.authorNascimento, Daniel do-
dc.date.accessioned2019-10-25T15:33:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:46Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Daniel. Ensino médio politécnico: a experiência político-pedagógica da escola Joceli Corrêa 2011- 2014: uma alternativa ao modelo hegemônico de educação no Brasil?. 2015. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10283-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.titleEnsino médio politécnico: a experiência político-pedagógica da escola Joceli Corrêa 2011-2014: uma alternativa ao modelo hegemônico de educação no Brasil?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8773735950513144pt_BR
dc.contributor.referee1Backx, Sheila de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4736713265982900pt_BR
dc.contributor.referee2Galizia, Silvina Veronica-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292646846197949pt_BR
dc.description.resumoAborda como tema central a política educacional, na fase final da educação básica e, sua especificidade na implementação em uma escola do campo, localizada em uma área de assentamento da Reforma Agrária, situada no município de Jóia, interior noroeste do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é trazer o princípio educativo da politecnia, defendido por intelectuais clássicos como: Marx (2012) e Gramsci (2008), assim como os mais contemporâneos: Frigotto (2012) e Saviani (2007). Com isso faço um caminho até chegar à política do Ensino Médio Politécnico de hoje, entendendo suas especificidades, sobretudo seu diálogo com o princípio educativo defendido pelo MST. Como metodologia utilizo além da bibliografia selecionada, documentos da proposta político-pedagógica da escola e relatórios do setor de educação do MST, como também a observação e questionário para entender a dinâmica escolar nesta política. Do estudo realizado depreende-se que, de fato, o ensino médio politécnico se configura como uma importante alternativa, desde que em consonância com princípios emancipatórios, no caso da Escola Joceli Corrêa, sua proposta pedagógica coaduna com esses princípios e fortalece as defesas empreendidas pelo MST, sobretudo no que se refere à educação no campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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