Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/10289
Type: | Dissertação |
Title: | A infraestrutura urbana de transportes e o aquecimento global: um estudo sobre possíveis medidas de mitigação |
Author(s)/Inventor(s): | Pinheiro, Berta Castelar |
Advisor: | Ribeiro, Suzana Kahn |
Abstract: | O aquecimento global é uma realidade e a tendência de crescimento das cidades, grandes focos de impactos ao meio ambiente, alertam para a urgência da implantação de medidas de mitigação. O setor de transportes é responsável por uma parcela significativa da contribuição antrópica ao aumento de temperatura da superfície terrestre. Ainda que a emissão de gases de efeito estufa seja a principal fonte de impacto do setor as mudanças climáticas, esta não é a única. Desta forma, este trabalho apresenta o impacto do setor de transporte rodoviário no aquecimento global a partir da sua infraestrutura urbana. Este impacto decorre da utilização de materiais urbanos de superfícies escuras, como concreto e asfalto, que possuem uma baixa capacidade de refletir a radiação solar e por isso, retém mais calor. Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre o impacto da infraestrutura urbana de transportes da cidade do Rio de Janeiro no aquecimento global. Paralelamente à análise dos impactos de sua infraestrutura, o estudo apresenta possíveis medidas de mitigação como técnicas de geoengenharia e medidas de planejamento urbano integrado ao sistema de transportes. Por fim, ao discorrer sobre as diferentes fontes de impacto do setor de transportes assim como suas medidas de mitigação, o estudo reconhece a importância significativa deste setor às mudanças climáticas. |
Abstract: | Global warming is a reality and the trend of urban growth, major centers of environmental impacts and the vulnerability of these areas to climate change highlights the urgency for mitigation measures. The transport sector has a great impact on global warming. Although this impact is mainly associated with high greenhouse gas emissions, the transport sector also influences the environment through its infrastructure. This impact derives from the use of dark surfaces materials, such as concrete and asphalt, which have a low capacity to reflect solar radiation and, therefore, retain more heat. As the road transport sector is essential to cities development, it its expected that transport infrasctuture will also increase with the growth of urban centers. Therefore, this Master Thesis analyses the city impact on global warming through the road transport infrastructure. To do so, the study presents a case study on the impact of the Rio de Janeiro urban transport infrastructure on global warming. Parallel to the analysis of the impacts of transport infrastructure on climate change, this study analyses mitigation measures, such as geoengineering and urban planning. Finally, through the discussion of the different sources of impact of the transport sector as well as its mitigation measures, the study recognizes the significant importance of this sector to climate change. |
Keywords: | Engenharia de transportes Aquecimento global Infraestrutura urbana de transportes Políticas de mitigação |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Mar-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
877221.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.