Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10291
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOrrico Filho, Rômulo Dante-
dc.contributor.authorÁzaro, Édipo Senna-
dc.date.accessioned2019-10-25T16:58:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:47Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10291-
dc.description.abstractHeavy rains and floods are old and everyday problems in Brazilian cities, especially in the city of Rio de Janeiro. With a high dependence on the urban bus service, the Carioca population suffers intensely from the interruption or lack of information about the operation of the service in moments with these, in which the road infrastructure, impaired by the disordered occupation and lack of urban planning, sometimes makes travel unfeasible in the city. Inspired by new dynamics given to the study of resilience as a way to prevent damage due to climatic events, this work proposes an Resilience Index of Bus Lines to floods based on adaptation of AHP model which considers the characteristics of Fleet, Extension and Distance between bus lines, as well as the existence of exclusive lanes on the path. Finally, as study case, there is a cross-check performance of the outcome of the proposed index with another index of propensity to floods in regions of the city, in order to show the opportunity to use it as a decision-making tool in the planning of urban management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectResiliência urbanapt_BR
dc.subjectChuvas e inundaçõespt_BR
dc.titleResiliência dos serviços de ônibus urbanos a inundações: uma proposta de indicador para a Cidade do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6772354500908468pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Suzana Kahn-
dc.contributor.referee2Oberling, Daniel-
dc.description.resumoAs chuvas intensas e as inundações são problemas antigos no cotidiano de diferentes cidades brasileiras, em especial, no município do Rio de Janeiro. Com uma alta dependência do serviço de ônibus urbanos, a população carioca sofre intensamente com a interrupção ou a falta de informação sobre as operações dos serviços em momentos com esses, em que a infraestrutura viária, prejudicada pela ocupação desordenada e falta de planejamento urbano dificulta e, por vezes, inviabiliza os deslocamentos na cidade. Inspirado pela nova dinâmica dada aos estudos da resiliência como forma de prevenir danos decorrentes de eventos climáticos, este trabalho propõe um Índice de Resiliência das Linhas de Ônibus a Inundações com base em uma adaptação do modelo AHP considerando as características de Frota, Extensão e Intervalo entre Ônibus da linha, assim como a existência de corredores exclusivos no trajeto. Como estudo de caso, o índice é aplicado a uma seleção de linhas operadas na cidade do Rio de Janeiro e é apresentada uma oportunidade de sua utilização como ferramenta a tomada de decisão no planejamento da gestão urbana ao realizar o cruzamento dos resultados do índice proposto com outro índice de propensão a inundações de regiões da cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia de Transportes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
877232.pdf2.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.