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http://hdl.handle.net/11422/10306
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Karla Freire de | - |
dc.contributor.author | Rockert, Dominique Pedrini | - |
dc.contributor.author | Vieira, Gustavo de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T13:09:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:47Z | - |
dc.date.issued | 2017-09 | - |
dc.identifier.citation | ROCKERT, Dominique Pedrini; VIEIRA, Gustavo de Oliveira. Elo mobiliário infantil. 2017. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10306 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobiliário infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenho industrial | pt_BR |
dc.title | Elo mobiliário infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2474180545352415 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise sobre mobiliário e o universo infantil, a fim de criar um móvel para crianças entre 6 até 12 anos. Considerando a importância do design como instrumento de aprendizagem infantil, baseou-se nas propostas da tese Educação Através do Design (Fontoura, 2002) para conceber um novo conceito de produto. Para tal, foi usada a metodologia de projeto do designer Bruno Munari (1981), que divide o processo de criação em 10 tópicos, que vão desde a percepção do problema até a solução geral: problema; definição do problema; ideia; componentes do problema; coleta de dados; análise de dados; criatividade; materiais e tecnologia; desenho final e solução. Assim surgiu a ELO, a linha de mobiliário composta por módulos que se conectam, promovendo a interação da criança de forma lúdica. Montando e desmontando suas peças, o usuário é estimulado a compreender conceitos como modularidade, unidade, cores e equilíbrio. Uma vez que é um processo que aprimora habilidades mentais e físicas interdisciplinarmente, as atividades do design sugeridas pela brincadeira estimulam a percepção, a criação, o raciocínio indutivo, o domínio de técnicas de construção, o pensamento tridimensional, o julgamento estético, a estruturação de formas, a manipulação de materiais, entre outros. Dessa forma, foi criado um móvel feito para a criança e com a criança, tendo em vista que a mesma também participa do processo de design, envolvendo-se no planejamento da disposição e remontagem de seus módulos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenho Industrial - Projeto do Produto |
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