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dc.contributor.advisorOliveira, Ana Karla Freire de-
dc.contributor.authorRockert, Dominique Pedrini-
dc.contributor.authorVieira, Gustavo de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-10-30T13:09:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:47Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.citationROCKERT, Dominique Pedrini; VIEIRA, Gustavo de Oliveira. Elo mobiliário infantil. 2017. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10306-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobiliário infantilpt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.titleElo mobiliário infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2474180545352415pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise sobre mobiliário e o universo infantil, a fim de criar um móvel para crianças entre 6 até 12 anos. Considerando a importância do design como instrumento de aprendizagem infantil, baseou-se nas propostas da tese Educação Através do Design (Fontoura, 2002) para conceber um novo conceito de produto. Para tal, foi usada a metodologia de projeto do designer Bruno Munari (1981), que divide o processo de criação em 10 tópicos, que vão desde a percepção do problema até a solução geral: problema; definição do problema; ideia; componentes do problema; coleta de dados; análise de dados; criatividade; materiais e tecnologia; desenho final e solução. Assim surgiu a ELO, a linha de mobiliário composta por módulos que se conectam, promovendo a interação da criança de forma lúdica. Montando e desmontando suas peças, o usuário é estimulado a compreender conceitos como modularidade, unidade, cores e equilíbrio. Uma vez que é um processo que aprimora habilidades mentais e físicas interdisciplinarmente, as atividades do design sugeridas pela brincadeira estimulam a percepção, a criação, o raciocínio indutivo, o domínio de técnicas de construção, o pensamento tridimensional, o julgamento estético, a estruturação de formas, a manipulação de materiais, entre outros. Dessa forma, foi criado um móvel feito para a criança e com a criança, tendo em vista que a mesma também participa do processo de design, envolvendo-se no planejamento da disposição e remontagem de seus módulos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Desenho Industrial - Projeto do Produto

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