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dc.contributor.advisorMathias, João Felippe Cury Marinho-
dc.contributor.authorGonçalves, Thiago Dias-
dc.date.accessioned2016-11-06T00:10:27Z-
dc.date.available2016-11-07T03:00:09Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1039-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectDistribuição de rendapt_BR
dc.subjectPolítica e Governopt_BR
dc.titleA relação entre o aumento do consumo das famílias e o desempenho do comércio varejista brasileiro ao longo do governo Lula 2003-2010pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5695324429380473pt_BR
dc.contributor.referee1Licha, Antonio Luís-
dc.contributor.referee2Earp, Fabio Sá-
dc.description.resumoCom a ascensão do PT ao governo em 2003 sob comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, iniciaram-se políticas de cunho social referentes a transferências de renda direta à população presente nas camadas sociais mais baixas, o aumento real do salário mínimo, além da grande expansão de crédito que houve no Brasil durante tal período. Tais fatos por sua vez, foram os grandes impulsionadores do crescimento do varejo brasileiro. O grande “boom” do comércio varejista brasileiro ao longo do período entre 2003 e 2010 tem sua origem nas políticas de maior distribuição de renda, valorização do salário mínimo brasileiro, investimentos na agricultura familiar e democratização do crédito no Brasil que impulsionaram o consumo através de um aumento na renda geral da população. Vale exaltar que o desenvolvimento tecnológico referente às vendas pela internet e ao marketing estabelecido através das redes sociais também foram fatores que auxiliaram nesse processo, porém estes não serão o foco desta análise. O objetivo deste trabalho é mostrar através das informações contidas nas Contas Nacionais do Brasil e sob a ótica da Contabilidade Social, os motivos que levaram a esse excelente momento para o varejo brasileiro durante o período de governo Lula e os impactos desse crescimento para o PIB brasileiro, nível de desemprego e volume de vendas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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