Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10525
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As ações do Serviço Social no Instituto de Puericultura Martagão Gesteira frente às demandas das famílias de crianças e adolescentes portadoras de doenças crônicas
Author(s)/Inventor(s): Amaral, Maria José Caetano do
Advisor: Morgado, Rosana
Abstract: Analisa as ações realizadas pelo Serviço Social no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), visando garantir o acesso aos direitos sociais às Crianças e Adolescentes portadoras de doenças crônicas e suas famílias. O IPPMG pode ser definido como um hospital de referência pediátrica para o atendimento de condições complexas, compreendendo especialidades de programas, serviços e ações especiais na área da saúde. São subsídios para a discussão os seguintes pontos: a chamada “Questão Social” citando a forma de seu surgimento, seus conceitos e suas grandes transformações econômicas, sociais e políticas, além das tendências do projeto neoliberal com suas características, sua origem, privatizações, ou seja, seus pontos positivos e negativos. Complementando será relatada a implantação, assim como a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Seguridade Social com suas características, seus desmembramentos, os benefícios para sociedade no que se refere às Políticas Públicas de Saúde, destacando no caso da Seguridade Social a integração da saúde, assistência social e a previdência. É bom ressaltar que será abordado também o surgimento e a importância do Movimento pela Reforma Sanitária, destacando a VIII Conferência Nacional de Saúde. São abordados neste trabalho o histórico do Serviço Social, sua trajetória, bem como a discussão e diversas expressões da “Questão Social” entendidas como parte da evolução da profissão do Assistente Social, particularmente na área da saúde. Ainda sobre o Serviço Social será discutido sua regulamentação, seus desafios, sua superação de práticas conservadoras à profissão e para tal discorrerá sobre as 3 dimensões que se refere as competências: ético-política; teórico-metodológica e técnico-operativo, além disso, suas especificidades do trabalho do assistente social na área da saúde. Fundamentando o objetivo deste trabalho será explanado suas principais práticas, ações, atividades desenvolvidas pelo Serviço Social do IPPMG às crianças e os adolescentes portadores de doenças crônicas e sua família, a importância da intersetorialidade dentro da área da saúde e, além disso, suas demandas sociais, seus desafios e enfrentamentos na defesa dos direitos sociais preconizados na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente às crianças e seus familiares. Este trabalho teve por bases teorias e discussões de artigos e os dispostos e fundamentos preconizados na Constituição Federal, ECA e afins, além das observações sistemáticas no referido hospital.
Keywords: Direitos sociais
Assistência social
Hospitais
Crianças
Adolescentes
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Department : Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AMARAL, Maria José Caetano do. As ações do Serviço Social no Instituto de puericultura Martagão gesteira frente às demandas das famílias de crianças e adolescentes portadoras de doenças crônicas. 2015. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MJCAmaral.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.