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dc.contributor.authorFigueira, Ariane-
dc.date.accessioned2019-11-21T17:12:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:38Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.citationFIGUEIRA, Ariane. As Remodelagens institucionais nas estruturas de apoio à promoção comercial no Brasil. Dados, Rio de Janeiro, v. 62, n. 1, p.1-33, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1678-4588pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10534-
dc.description.abstractThe goal of this article is to understand how Brazilian public administration has been responding, from the point of view of institutional and decision-making arrangements, to the growing demands in the area of commercial promotion. In order to achieve this goal, we have chosen the case study method, which provides an in-depth and longitudinal view of the process. The sources of the research are of primary and secondary nature, and the data were treated using triangulation and content analysis techniques. The results showed that the history of the organizational and decision-making process of Brazilian commercial promotion was marked by three phases: the first, in which the area was constituted and consolidated, within Itamaraty´s organizational structure; the second, characterized by the loss of space in the centrality of the formulation and decision of this policy, resulting in a fragmentation and dispersion of responsibilities; and the third, where there is a growing building of formal spaces of interbureaucratic dialogue, as well as with the business sector.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.relation.ispartofDadospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica externapt_BR
dc.subjectPromoção comercialpt_BR
dc.subjectArranjos institucionaispt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectForeign policyen
dc.subjectCommercial promotionen
dc.subjectInstitutional arrangementsen
dc.subjectDecision-making processen
dc.subjectPublic administrationen
dc.titleAs remodelagens institucionais nas estruturas de apoio à promoção comercial no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeInstitutional remodeling of the support structures for commercial promotion in Brazilen
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.doi10.1590/001152582019174pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do artigo é compreender como a administração pública brasileira vem respondendo, sob o ponto de vista dos arranjos institucionais e decisórios, às demandas crescentes na área de promoção comercial. O método utilizado foi o estudo de caso, que propicia uma visão aprofundada e longitudinal do processo. As fontes da pesquisa foram de natureza primária e secundária, sendo os dados tratados a partir das técnicas da triangulação e da análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que o histórico do processo organizacional e decisório de promoção comercial brasileira foi marcado por três fases: a primeira, referente à constituição e consolidação da área, verificadas dentro da estrutura organizacional do Itamaraty; a segunda, caracterizada pela perda de espaço na centralidade da formulação e decisão dessa política, resultando em uma fragmentação e dispersão de responsabilidades; e a terceira, pela crescente constituição de espaços formais de diálogo interburocrático e com o setor empresarial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto COPPEAD de Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsIESPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.citation.volume62pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage33pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Sociais Aplicadas

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