Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/10544
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Icasuriaga, Gabriela Maria Lema | - |
dc.contributor.author | Fontenelle, Ana Clara Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T19:08:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FONTENELLE, Ana Clara Oliveira. Planejamento e formação profissional em serviço social. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10544 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.subject | Assistentes sociais | pt_BR |
dc.title | Planejamento e formação profissional em serviço social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4163644194647649 | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresenta uma análise sobre o lugar que ocupa o “planejamento” na formação profissional. Apesar de constarmos a sua ênfase na legislação que rege e orienta o trabalho do Assistente Social, principalmente no Código de Ética e na Lei de Regulamentação Profissional (lei nº 8.662/93), observamos que há pouca produção teórica e operacional que reflita a apropriação do conjunto das técnicas e instrumentos próprios ao planejamento e que contribuiriam para uma inserção mais significativa dos profissionais em áreas que contribuam para a formulação de políticas e programas sociais, assim como de um melhor acompanhamento e monitoramento da sua execução. Neste trabalho nos deteremos sobre o planejamento como aspecto da formação profissional do Assistente Social em observância às diretrizes de formação profissional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Para tal fim, buscamos as orientações curriculares da ABEPSS e as comparamos com o currículo vigente e os programas de planejamento ministrados em 7 Escolas e Faculdades de Serviço Social do Rio de Janeiro. Da análise desses documentos extraímos alguns resultados que serão analisados com subsídios na literatura disponível sobre a temática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACFontenelle.pdf | 990.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.