Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10550
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As estratégias neoliberais no trato das mazelas sociais: assistência social entre o direito e a assistencialização
Author(s)/Inventor(s): Locan, Elaine
Advisor: Siqueira, Luana de Souza
Abstract: Apresenta o modo de produção capitalista e suas contradições fundadas na exploração do trabalho, bem como apresentar a emersão da classe trabalhadora no cenário político e a “questão social”. E como esse processo de luta em torno dos direitos sociais foi se desenhando no Brasil a partir do processo de industrialização do país. Focaremos a assistência social e sua trajetória histórica marcada por ações pontuais, dispersas e descontínuas e que quase sempre, executadas por organizações filantrópicas até a sua constituição como direito do cidadão e dever do Estado ao integrar-se a Seguridade Social em 1988. Ao situar as políticas de assistência social no seu contexto histórico verificarmos que suas normativas surgem como mediadora dos conflitos de classe, e que na atualidade com a ofensiva neoliberal, tem-se tornado uma alternativa de enfrentamento à “questão social”. Assim, esvazia-se o sentido real do processo histórico da “questão social” e não se coloca mais em cheque a lei geral da acumulação capitalista e sua contradição capital e trabalho. Esse contexto é apontada às respostas dos últimos anos diante das manifestações da “questão social”, longe de concretizar os princípios da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), as intervenções do Estado se reduzem ao combate à pobreza voltada à assistencialização da proteção social, que por um lado mercantiliza os serviços sociais e por outro busca nos programas sociais focalizados a solução para as desigualdades e a pobreza em nosso país. Com isso, assiste-se um crescente processo de criminalização da pobreza e desresponsabilização do Estado, ocultando a verdadeira essência do pauperismo absoluto e relativo da classe trabalhadora.
Keywords: Política social
Assistência social
Neoliberalismo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Department : Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Aug-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LOCAN, Eliane. As estratégias neoliberais no trato das mazelas sociais: assistência social entre o direito e a assistencialização. 2016. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELocan.pdf498,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.