Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10554
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Introduzindo a discussão sobre a inserção do serviço social em um espaço de solidariedade técnica: um estudo sobre a experiência no SOLTEC/NIDES da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Medeiros, Tatiane dos Santos
Advisor: Moreira, Elaine Martins
Abstract: Trata sobre as possibilidades de intervenção do Serviço Social em espaços de atuação interdisciplinar neste caso no campo da formação na área tecnológica, através do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), mais especificamente no Núcleo de Solidariedade Técnica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (SOLTEC/UFRJ). Para tanto se apresentaram-se alguns elementos sobre a trajetória do Serviço Social no Brasil e um breve debate sobre a Economia Solidária por se tratar de um tema que funda o trabalho do Núcleo. Em seguida, realizou-se a caracterização da organização do SOLTEC e, por meio de revisão bibliográfica, a análise de dois projetos nele contidos, relacionando-os com as competências do assistente social expressas nos princípios contidos no Código de Ética do Assistente Social de 1993 e na Lei 8662/93 que regulamenta a profissão no Brasil. Estes documentos dão concretude ao chamado projeto profissional do Serviço Social, e com sua análise identificou-se as possíveis atribuições para o profissional neste espaço sócio-ocupacional. Dentre as principais constatações estão a necessidade de autogestão e do aprofundamento da formação em torno da intervenção com organizações e espaços de ocupação não tradicionais à profissão, como são a extensão universitária e a assessoria a grupos relacionados à economia solidária.
Keywords: Economia solidária
Assistência social
Serviço social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MEDEIROS, Tatiane dos Santos. Introduzindo a discussão sobre a inserção do Serviço Social em um espaço de solidariedade técnica: um estudo sobre a experiência no SOLTEC/NIDES da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TS Medeiros.pdf524.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.