Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10567
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Evasão escolar e a atuação do serviço social nos espaços educacionais
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Luciana Alves Lopes de Souza da
Orientador: Siqueira, Luana de Souza
Resumo: Apresenta uma breve reflexão sobre a evasão escolar na rede pública do município do Rio de Janeiro, tendo como referencial de abrangência a 4º CRE (Coordenadoria Regional de Ensino) e a metropolitana III da Regional Administrativa e Pedagógica da sede da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC), em especial a região do complexo da Maré, observando as possibilidades de atuação do profissional de serviço social na dimensão educacional, a partir de experiências já consolidadas em todo o estado. A opção pelo tema se deu em função de contato com frequentes casos de evasão escolar entre os usuários dos serviços oferecidos na Associação Luta Pela Paz (LPP), instituição onde exerci atividade de estágio em serviço social. Localizada no bairro Maré a Associação Luta Pela Paz é uma instituição do terceiro setor fundada no ano 2000. Atualmente com quatro unidades, a Sede da Organização está localizada na comunidade Nova Holanda dois polos instalados nas comunidades Marcilio Dias e Baixa do Sapateiro (ambas na Maré), e uma quarta unidade instalada na Inglaterra – Londres, pais de origem do fundador da instituição (Luke Dowdney). A organização atua integrando projetos de Esporte (boxe e artes marciais) e Educação (Construindo Novos Caminhos e Reforço Escolar). Está estruturada tendo como base cinco pilares, são eles: Boxe & Artes Marciais, Educação, Empregabilidade, Suporte Social e Liderança Juvenil.
Palavras-chave: Assistência social
Educação infantil
Evasão escolar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Luciana Alves Lopes de Souza da. Evasão escolar e a atuação do serviço social nos espaços educacionais. 2016. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAlves.pdf460.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.