Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10612
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Contrarreforma do Estado: política de assistência social e condições de trabalho dos assistentes sociais no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Amanda Lúcia de Santana
Tutor: Maranhão, Cézar Henrique Miranda Coelho
Resumen: Estudo sobre condições de trabalho e precarização do trabalho do assistente social na política de assistência social. O objetivo foi analisar os impactos da reestruturação produtiva e do neoliberalismo, a partir da década de 1990, para a Administração Pública brasileira e para a política de assistência social, principalmente com o governo de Fernando Henrique Cardoso que criou o Plano Diretor de Reforma do Estado (PDRE). Foram problematizados ainda alguns pontos considerados importantes para a compreensão das transformações ocorridas na estrutura do Estado brasileiro, que foram: as respostas para as expressões da “questão social” pelos governos brasileiros ao longo dos anos 1990 e 2000, o caráter das políticas sociais no Brasil, a organização e execução da Política Nacional de Assistência Social (PNAS-2004) e a Norma Operacional de Recursos Humanos. E por fim, foi realizado o perfil dos assistentes sociais que atuam nos CRAS e CREAS do Brasil a partir de dados divulgados pelo Censo Suas de 2015. Analisamos ainda as tendências sobre o mercado de trabalho dos assistentes sociais brasileiros nessa política.
Materia: Política social
Assistência social
Assistentes sociais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GONÇALVES, Amanda Lúcia de Santana. Contrarreforma do Estado: política de assistência social e condições de trabalho dos assistentes sociais no Brasil. 2016. 100 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALSGonçalves.pdf992.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.