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dc.contributor.advisorSá, Nysia Oliveira de-
dc.contributor.authorCarvalho, Rafael Soares-
dc.date.accessioned2016-11-09T11:58:06Z-
dc.date.available2016-11-11T03:00:26Z-
dc.date.issued2013-11-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1064-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectBiblioteca Escolarpt_BR
dc.titleLetramento digital: para o desenvolvimento de habilidades informacionais de alunos do ensino fundamental em escolas do setor privado, municipal e federal localizadas no município do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2756978802063379pt_BR
dc.contributor.referee1Russo, Mariza-
dc.contributor.referee2Carvalho, Ana Maria Ferreira de-
dc.description.resumoNa atual sociedade da informação e do conhecimento, a educação tem papel importante no desenvolvimento do senso crítico do cidadão, no aprendizado e na composição do cognitivo do indivíduo. As ferramentas e tecnologias de comunicação privilegiam o indivíduo no processo supracitado. Nesta perspectiva, o letramento digital incorpora as tecnologias digitais no processo de aprendizagem e na vida social de indivíduos com base em três grandes eixos: pesquisar na internet, publicar na internet e comunicar-se digitalmente. Porém, algumas competências são necessárias para a utilização destes recursos no processo de aprendizagem, tais como habilidades no uso de tecnologias da informação, capacidade de encontrar as informações nas fontes, facilidade no manejo de processos e controle da informação, construção de conhecimento e sua aplicabilidade de modo a utilizá-lo com sabedoria. Sendo assim, o presente trabalho observa as práticas do letramento digital em escolas do setor público e privado, atentando para o uso dos recursos informacionais em sala de aula, a estrutura das escolas (sala de aula, laboratório e biblioteca) para o desenvolvimento das atividades e a participação dos atores (alunos, professores e bibliotecários) no uso das tecnologias de informação. Para tanto, utilizou-se os métodos de observação não participante e entrevista informal estruturada, a partir de roteiro com onze (11) perguntas fechadas, baseado nos conceitos de Carol Kuhlthau (2004) com professores, alunos de licenciatura, bibliotecários e profissionais de TI das redes federal, municipal e privada, visando identificar o uso dos recursos informacionais eletrônicos e a participação do bibliotecário no ambiente de ensino. Analisou-se que as escolas estão se adaptando ao uso das tecnologias no ambiente de ensino, porém há necessidade de ações efetivas no ensinamento de habilidades informacionais para os alunos e, também, a participação do bibliotecário como profissional competente para auxiliar no processo pedagógico. O desenvolvimento de atividades visando a competência informacional em escolas de ensino fundamental constitui-se em importante abordagem de ensino, capaz de habilitar crianças e jovens para futuramente lidarem com as exigências do mercado de trabalho e a vida acadêmica; e o profissional bibliotecário é o agente facilitador contribuindo para o aprendizado dos recursos informacionais e a biblioteca é o espaço por excelência para os desenvolvimentos de habilidades no uso da informação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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