Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1064
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sá, Nysia Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Rafael Soares | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-09T11:58:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:39Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1064 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.title | Letramento digital: para o desenvolvimento de habilidades informacionais de alunos do ensino fundamental em escolas do setor privado, municipal e federal localizadas no município do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2756978802063379 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Russo, Mariza | - |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Ana Maria Ferreira de | - |
dc.description.resumo | Na atual sociedade da informação e do conhecimento, a educação tem papel importante no desenvolvimento do senso crítico do cidadão, no aprendizado e na composição do cognitivo do indivíduo. As ferramentas e tecnologias de comunicação privilegiam o indivíduo no processo supracitado. Nesta perspectiva, o letramento digital incorpora as tecnologias digitais no processo de aprendizagem e na vida social de indivíduos com base em três grandes eixos: pesquisar na internet, publicar na internet e comunicar-se digitalmente. Porém, algumas competências são necessárias para a utilização destes recursos no processo de aprendizagem, tais como habilidades no uso de tecnologias da informação, capacidade de encontrar as informações nas fontes, facilidade no manejo de processos e controle da informação, construção de conhecimento e sua aplicabilidade de modo a utilizá-lo com sabedoria. Sendo assim, o presente trabalho observa as práticas do letramento digital em escolas do setor público e privado, atentando para o uso dos recursos informacionais em sala de aula, a estrutura das escolas (sala de aula, laboratório e biblioteca) para o desenvolvimento das atividades e a participação dos atores (alunos, professores e bibliotecários) no uso das tecnologias de informação. Para tanto, utilizou-se os métodos de observação não participante e entrevista informal estruturada, a partir de roteiro com onze (11) perguntas fechadas, baseado nos conceitos de Carol Kuhlthau (2004) com professores, alunos de licenciatura, bibliotecários e profissionais de TI das redes federal, municipal e privada, visando identificar o uso dos recursos informacionais eletrônicos e a participação do bibliotecário no ambiente de ensino. Analisou-se que as escolas estão se adaptando ao uso das tecnologias no ambiente de ensino, porém há necessidade de ações efetivas no ensinamento de habilidades informacionais para os alunos e, também, a participação do bibliotecário como profissional competente para auxiliar no processo pedagógico. O desenvolvimento de atividades visando a competência informacional em escolas de ensino fundamental constitui-se em importante abordagem de ensino, capaz de habilitar crianças e jovens para futuramente lidarem com as exigências do mercado de trabalho e a vida acadêmica; e o profissional bibliotecário é o agente facilitador contribuindo para o aprendizado dos recursos informacionais e a biblioteca é o espaço por excelência para os desenvolvimentos de habilidades no uso da informação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rafael_final- TCC.pdf | 427.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.