Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/1067
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Russo, Mariza | - |
dc.contributor.author | Borges, Leandro da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-09T12:39:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:39Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1067 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.subject | Sala de leitura | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Ambientes de incentivo e promoção da leitura: biblioteca escolar e sala de leitura - um estudo de caso em escolas do ensino fundamental do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6474161645397085 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva Júnior, Paulo Melgaço da | - |
dc.contributor.referee2 | Senna, Ana Maria | - |
dc.description.resumo | Observar a evolução histórica de um ambiente importante para a formação do ser humano retoma a discussão sobre como o mesmo modificou a sua ideia inicial e a sua finalidade nos dias de hoje. A biblioteca escolar e a sala de leitura são ambientes que apresentam aspectos positivos para a formação do leitor consciente e crítico; no entanto a implementação de uma em detrimento da outra ainda causa discussões sobre o real motivo da sua existência. Pensar que a sala de leitura surgiu como forma de burlar a Lei que regulamenta a profissão do bibliotecário, causa essas discussões. Este trabalho busca apresentar a evolução histórica da biblioteca escolar e como culminou no surgimento das salas de leitura no Rio de janeiro. Ambas caracterizam-se como agentes que propiciam a leitura e também fatores que englobam a mudança do pensar infantil, cooperando para que sejam adultos conscientes. O método utilizado para esta pesquisa baseou-se na observação não participante e na aplicação de um roteiro de avaliação, cuja finalidade consistiu na comparação entre os serviços empregados em uma biblioteca escolar e em uma sala de leitura e também entrevistas com a bibliotecária responsável pela Biblioteca Escolar e duas professoras de Sala de Leitura. Apesar das diferenças entre uma e outra, os resultados apresentados, na aplicação da metodologia, apontaram o quanto a leitura e o ambiente em que essa leitura é propiciada resultam em algo positivo aos seus usuários, nos contextos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LCBorges.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.