Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10685
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A intervenção nos grupos de família e o serviço social: um estudo exploratório no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba
Author(s)/Inventor(s): Santos, Jaqueline Silva dos
Advisor: Inoue, Marileia Franco Marinho
Abstract: O presente Trabalho buscou compreender as dificuldades e implicações para a atuação do Serviço social nos grupos de família no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, em Niterói, sob a visão da inclusão dos familiares no projeto terapêutico. Para tanto aliou-se a pesquisa bibliográfica sobre este tema e se tentou entrevistas com Assistentes Sociais. No entanto, devido a instabilidade promovida pela terceirização não foi possível encontrar Assistentes Sociais dentro da proposta de grupos operacionais. Por essa razão, fizemos um estudo exploratório com dois profissionais participantes dos grupos de famílias. A pesquisa versa sobre os avanços do movimento de saúde e a luta antimanicomial, o processo da Reforma Psiquiátrica no Brasil e a inserção dos assistentes sociais trabalhando a relação da família e a pessoa com transtorno mental, a partir de trabalho com grupos de família. Concluiu-se que o Serviço Social tem sido prejudicado, na atual conjuntura, pelo processo de precarização do trabalho, com terceirizações que impedem um trabalho sistematizado, ou mesmo, pelo excesso de demanda de priorizar esta modalidade de atendimento, uma vez que não existe a perspectiva de continuidade. No caso desta pesquisa percebeu-se que o Assistente Social foi substituído por um profissional do quadro, porém de uma profissão sem nenhuma afinidade formativa com o trabalho em grupo, embora da área de saúde. A falta de experiência e qualificação distorce a proposta do ponto de vista teórico metodológico, tornando esse atendimento a familiares um momento de informação, sem objetivo definido.
Keywords: Assistência social
Reforma psiquiátrica
Saúde mental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Jaqueline Silva dos. A intervenção nos grupos de família e o Serviço Social: um estudo exploratório no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. 2016. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSSantos.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.