Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10788
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O Estado de coisas inconstitucional como alternativa às violações massivas de direitos fundamentais
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Afonso de Souza
Orientador: Silva, Carolina Machado Cyrillo da
Resumo: As intensas desigualdades sociais que permeiam os países do Sul Global têm feito com que cada vez mais novos institutos jurídicos tenham como fundamento as realidades vivenciadas por estes países. Neste cenário, a Corte Constitucional Colombiana desenvolveu uma técnica decisória, hoje incorporada como instituto, que possibilitou o enfrentamento de situações de violações massivas e generalizadas de direitos fundamentais, conhecida como Estado de Coisas Inconstitucional. O referido instituto visa conferir a possibilidade de reconhecimento pelo Poder Judiciário de um fato, caso ou situação que afronte gravemente preceitos fundamentais das constituições democráticas, quando verificadas ainda omissões reiteradas dos atores políticos na promoção e consecução de políticas públicas para a solução do problema. O Estado de Coisas Inconstitucional fora suscitado em solo brasileiro recentemente quando do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 347, oportunidade em que o Supremo Tribunal Federal declarou o Estado de Coisas Inconstitucional do sistema carcerário brasileiro. Desde então o instituto vem sofrendo críticas e receios, os quais se pretende superar neste trabalho, com vistas a defender o Estado de Coisas Inconstitucional como alternativa às violações massivas de direitos fundamentais.
Palavras-chave: Controle Concentrado de Constitucionalidade
Estado de Coisas Inconstitucional
ADPF 347
Direitos Fundamentais
Judicial Review
Unconstitutional State of Things
Fundamental Rights
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Afonso de Souza. O Estado de coisas inconstitucional como alternativa às violações massivas de direitos fundamentais. 2017. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASOliveira.pdf518.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.