Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/10810
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Campista, Miguel Elias Mitre | - |
dc.contributor.author | Silva, Vitor Borges Coutinho da | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T13:07:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10810 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | sistemas de transporte inteligente | pt_BR |
dc.subject | estimativa de hora de chegada | pt_BR |
dc.subject | localização automática de veículo | pt_BR |
dc.title | Um sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Costa, Luís Henrique Maciel Kosmalsk | - |
dc.contributor.referee1 | Rubinstein, Marcelo Gonçalves | - |
dc.contributor.referee2 | Lanza, Marcelo Luiz Drumond | - |
dc.description.resumo | Atualmente, as grandes cidades sofrem com os engarrafamentos gerados pelo crescente volume de veículos nas ruas. A principal causa desse problema se deve ao uso excessivo de meios de transporte particulares, em detrimento ao uso dos transportes públicos de massa, como ônibus e trens. Esse comportamento ocorre, pois as pessoas julgam os transportes de massa desconfortáveis e não confiáveis o suficiente. Portanto, a baixa qualidade de servi ̧co oferecida aos usuários, os repele do uso dos transportes públicos de massa. Com isso, cada vez mais pessoas utilizam veículos particulares, agravando a situação do trânsito nas cidades. Uma solução para resolver o problema do trânsito é prover o alargamento das vias mais utiliza-das, aumentando a capacidade de escoamento do trânsito. Contudo, essa solução é temporária, visto que soluciona o sintoma do problema e não o problema em si. Para efetivamente solucionar o problema do trânsito nas grandes cidades, uma alternativa é estimular a utilização dos transportes de massa. Todavia, para isso é necessário aumentar a qualidade de serviço oferecida aos usuários. O presente projeto atua em favor desse aumento através do desenvolvimento de um sistema que calcula e entrega informações de horário de chegada de ônibus aos pontos de parada aos usuários. Os usuários ao receberem essa informação podem se programar para ir ao ponto de parada apenas quando estiver perto de seu meio de transporte chegar, aumentando o conforto dos usuários. Para estimar o horário de chegada dos ônibus nos pontos de parada, o sistema desenvolvido utiliza informações recentes do trânsito. Os resultados obtidos mostram que o sistema criado é capaz de atender as demandas de uma cidade grande como o Rio de Janeiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Eletrônica e de Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10008411.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.