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http://hdl.handle.net/11422/10818
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bartholomeu, Cezar Tadeu | - |
dc.contributor.author | Blanc, Michaela Antunes | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T14:48:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
dc.identifier.citation | BLANC, Michaela Antunes. Rivane Neuenschwander: A criação de mapas simbólicos, a participação, a prática de arquivo e o cruzamento de fronteiras nas artes visuais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10818 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rivane Neuenschwander | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Mapa | pt_BR |
dc.subject | Arte brasileira | pt_BR |
dc.subject | Fronteira | pt_BR |
dc.subject | Migração | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Arquivo | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.title | Rivane Neuenschwander: a criação de mapas simbólicos, a participação, a prática de arquivo e o cruzamento de fronteiras nas artes visuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0982042022247556 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se propõe a discutir a presença de mapas e os territórios simbólicos na produção de trabalhos da artista mineira Rivane Neuenschwander. O estudo se norteia a partir de sua ligação com tradições da arte contemporânea brasileira e norte-americana, principalmente os movimentos ligados à participação do espectador na obra. Estão pautadas neste texto a ideia de colaboração e o envolvimento do espectador como figura ativadora e fundamental para o acontecimento da obra. O propósito de articular entendimentos sobre como a artista desdobra sua prática relacionando-a a herança dos movimentos artísticos organizados durante os anos de 1960 e 1970, costurando-os a uma percepção atual sobre a noção de territorialização, dentro do campo da arte contemporânea. Entendendo seu trabalho a partir da geração de 1990 como reflexo da globalização, apontando semelhanças e diferenças entre trabalhos de Neuenschwander, a pesquisa busca construir diálogos que estimulem o desenvolvimento do campo teórico da arte contemporânea no Brasil situando a produção da artista numa agenda de caráter político e de interesse internacional. O método usado conta com o uso de referências bibliográficas produzidas e publicadas em diferentes partes do globo, análise de imagens de obras, vídeos, artigos e uma curta entrevista produzida com o teórico Earl Miller sobre o tema, realizada para inclusão neste texto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
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