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dc.contributor.advisorBartholomeu, Cezar Tadeu-
dc.contributor.authorBlanc, Michaela Antunes-
dc.date.accessioned2019-12-09T14:48:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:54Z-
dc.date.issued2019-10-21-
dc.identifier.citationBLANC, Michaela Antunes. Rivane Neuenschwander: A criação de mapas simbólicos, a participação, a prática de arquivo e o cruzamento de fronteiras nas artes visuais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10818-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRivane Neuenschwanderpt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectMapapt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectFronteirapt_BR
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectArquivopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.titleRivane Neuenschwander: a criação de mapas simbólicos, a participação, a prática de arquivo e o cruzamento de fronteiras nas artes visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0982042022247556pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se propõe a discutir a presença de mapas e os territórios simbólicos na produção de trabalhos da artista mineira Rivane Neuenschwander. O estudo se norteia a partir de sua ligação com tradições da arte contemporânea brasileira e norte-americana, principalmente os movimentos ligados à participação do espectador na obra. Estão pautadas neste texto a ideia de colaboração e o envolvimento do espectador como figura ativadora e fundamental para o acontecimento da obra. O propósito de articular entendimentos sobre como a artista desdobra sua prática relacionando-a a herança dos movimentos artísticos organizados durante os anos de 1960 e 1970, costurando-os a uma percepção atual sobre a noção de territorialização, dentro do campo da arte contemporânea. Entendendo seu trabalho a partir da geração de 1990 como reflexo da globalização, apontando semelhanças e diferenças entre trabalhos de Neuenschwander, a pesquisa busca construir diálogos que estimulem o desenvolvimento do campo teórico da arte contemporânea no Brasil situando a produção da artista numa agenda de caráter político e de interesse internacional. O método usado conta com o uso de referências bibliográficas produzidas e publicadas em diferentes partes do globo, análise de imagens de obras, vídeos, artigos e uma curta entrevista produzida com o teórico Earl Miller sobre o tema, realizada para inclusão neste texto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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