Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10850
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Exploração de materiais não-convencionais para confecção de jóias e apresentação de coleção
Autor(es)/Inventor(es): Amoedo, Flavia Murtinho
Tutor: Filho, Pedro Speranza
Resumen: A proposta para Projeto de Graduação em Desenho Industrial é defender a importância e os benefícios da utilização de materiais alternativos para a elaboração de objetos. Como conseqüência desse estudo, foi criada e confeccionada uma coleção de jóias tendo estes materiais como elementos principais, servindo como precursores para o desenho de cada elemento da coleção proposta. A gama de aplicabilidade, devido às cores, texturas, formatos e dimensões apresentadas pelos materiais não-convencionais, trabalhados ou não, os tornam tão nobres quanto os metais e gemas utilizados milenarmente por artistas. Como substituem materiais mais custosos, estes geram novos desenhos e conceitos e ganham espaço na moda e no setor joalheiro. O uso dos materiais chamados alternativos, atualmente, está relacionado à conservação ambiental e, principalmente, a busca incessante por identidade através de objetos diferenciados, característica atemporal de qualquer sociedade. Por isso tentamos diariamente reaproveitar, reutilizar ou reciclar tudo aquilo que possa ser aplicado para outros fins, senão aquele para o qual havia sido destinado originalmente. Esse fenômeno adquiriu força e é explorado com muita criatividade, sofisticação, e, principalmente, viabilidade produtiva, suprindo a demanda por inovação e identidade da sociedade. Na joalheria contemporânea brasileira, é crescente o uso de materiais como silicone, nylon, palha, madeira certificada, plástico, cerâmica, aço, sementes, couros, resinas, dentre outros. Desta forma, evidencia-se o design brasileiro, conceituado internacionalmente pela multiplicidade e diversidade de estilos apresentados. A coleção, composta por anel e brinco, terá como principal material o plástico, explorando ao máximo sua surpreendente infinidade de cores, formas, texturas, tamanhos, e, inclusive, sua estrutura polimérica. Características como leveza, resistência, durabilidade e impermeabilidade se destacam quando falamos sobre peças. Dada a importância destes valores atualmente, produtos com estas características podem ser considerados verdadeiras jóias. Desta forma, o projeto concretiza, com excelente capacidade produtiva, o uso de um objeto que, de tão corriqueiro, se torna precioso por suas características. Os botões de roupas fabricados em plástico são o principal elemento deste projeto, e, utilizando técnicas da ourivesaria, conseguimos uni-los a metais, gerando adornos simples e leves em sua estrutura e com surpreendente apelo visual. A união da prata a esses botões tem alcançado excelente aceitação de público, já que, desta vez, diferentemente da joalheria tradicional, o metal se torna coadjuvante na elaboração de uma peça, dando espaço para as características deste indispensável material, que nos cerca diariamente e que impulsiona, a cerca de 150 anos, o bem estar geral com os avanços tecnológicos relacionados ao seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.
Materia: Jóias
Confecção
Desenho industrial
Projeto de produto
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : AMOEDO, Flavia Murtinho. Exploração de materiais não-convencionais para confecção de jóias e apresentação de coleção. 2009. 166 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Desenho Industrial - Projeto do Produto

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FMAmoedo.pdf31.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.