Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/1090
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sá, Nysia Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Marra, Patrícia dos Santos Caldas | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-10T13:57:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:06Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1090 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Repositórios institucionais | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Comunicação na ciência | pt_BR |
dc.title | A comunicação científica facilitada pelo acesso livre ao conhecimento: um estudo sobre os repositórios institucionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2756978802063379 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Maria José Veloso da Costa | - |
dc.contributor.referee2 | Sá, Maria Irene da Fonseca e | - |
dc.description.resumo | As Instituições de Ensino Superior podem ser consideradas como uma das maiores e mais importantes instituições produtoras de conhecimento científico que um país pode ter, porém a disseminação das informações científicas produzidas nesse ambiente não tem ocorrido de maneira viável. Como alternativa a dificuldade na comunicação dos resultados de pesquisas surgem os repositórios institucionais (RIs) que são um tipo de fonte de informação eletrônica, baseada na iniciativa dos arquivos abertos (Open Archvies Initiative - OAI), que visam divulgar amplamente os resultados de pesquisas científicas de forma gratuita e têm um grande potencial para ampliar a visibilidade da informação científica brasileira. O presente estudo buscou identificar as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas em âmbito nacional que possuem iniciativas de repositórios institucionais. A pesquisa foi dividida em três etapas: análise dos sites institucionais das 102 IES identificadas pelo sistema e-MEC visando a localização do e-mail para contato das bibliotecas; aplicação de um questionário constituído de doze questões - nessa etapa foram obtidas 52 respostas, sendo que 19 instituições afirmaram possuir RI e 33 instituições afirmaram não possuir RI; na terceira etapa adotou-se como técnica de coleta de dados a observação direta dos sites institucionais das 50 IES que não responderam ao questionário eletrônico, nessa etapa foram identificados 15 repositórios institucionais. O trabalho apresenta vantagens decorrentes da utilização dos repositórios institucionais como ferramenta de gestão do conhecimento científico capaz de armazenar e disseminar informações, questão que pode ser confirmada com o resultado da presente pesquisa, na qual a disseminação da produção científica da instituição foi apontada por todas as 19 instituições que afirmaram possuir RI, como o principal fator para a sua implantação. Entretanto, a principal dificuldade encontrada para a implantação dos RIs, destacada nesse trabalho, explicita a falta de recursos humanos capacitados nas IES públicas do país para trabalharem na construção e no gerenciamento de repositórios. Com o estudo foi possível perceber que há poucas iniciativas de construção de RIs pelas IES públicas do Brasil, pois apenas 33,3% IES pesquisadas possuem essa importante ferramenta de gestão do conhecimento científico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_PatríciaMarra.pdf | 4.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.