Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10921
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Serviços residenciais terapêuticos: um novo paradigma de cuidado para a reinserção social e promoção da qualidade de vida das pessoas com transtorno mental
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Aione Santos de
Advisor: Nicacio, Erimaldo Matias
Abstract: Este estudo tem como objetivo uma revisão bibliográfica sobre o trabalho realizado nos serviços residenciais terapêuticos implantados nas últimas décadas no campo da saúde mental. O trabalho está dividido em quatro capítulos. No primeiro foi abordada a compreensão da loucura como doença e os diversos modelos de tratamento desenvolvidos, no segundo o processo de Reforma Psiquiátrica Brasileira, no terceiro uma revisão da Portaria de criação dos Serviços Residenciais Terapêuticos e das discussões da área, no quarto uma revisão bibliográfica de livros e textos, principalmente da base SciELO sobre experiências atuais das residências. O trabalho busca demonstrar a importância dos Serviços Residenciais Terapêuticos, as dificuldades e avanços deste serviço, e adota para tanto a perspectiva do paradigma da Reforma Psiquiátrica em oposição ao modelo de tratamento tradicional, centrado no hospital.
Keywords: Saúde mental
Assistência social
Cuidados domiciliares de saúde
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA. Aione Santos de. Serviços residenciais terapêuticos: um novo paradigma de cuidado para a reinserção social e promoção da qualidade de vida das pessoas com transtorno mental. 2015. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AOliveira.pdf445.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.