Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10927
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A Via Campesina e a luta pela reforma agrária na América do Sul
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Lucia Marina dos
Tutor: Wellen, Henrique André Ramos
Resumen: Este trabalho faz um levantamento e analisa as formas de lutas utilizadas pela Via Campesina, na defesa da Reforma Agrária, na região da América do Sul e se nos últimos períodos houve transformações nas formas de lutas, com as políticas neoliberais adotadas pelo agronegócio. Foi realizado uma rápida análise histórica sobre a organização do capital focando a hegemonia do agronegócio no campo. Contextualizando a organização internacional da Via Campesina e o tratamento da Reforma Agrária, através de pesquisa empírica bibliográfica, documental e entrevistas com dirigentes dos Movimentos Sociais que fazem parte da Coordenação da Via Campesina de quatro países da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile e Colômbia). Por intermédio desse método, conseguimos fazer um levantamento considerável de informações e analisar as formas de lutas. Percebemos que a Via Campesina continua sendo um Movimento de luta e resistência, de propostas concretas e ativo na defesa e construção da Reforma Agrária na América do Sul e outras regiões do mundo onde está organizada, bem como identificar algumas lacunas na organicidade interna e desafios que podem ser superados.
Materia: Reforma agrária
Campesinato
Agronegócio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Lucia Marina dos. A Via Campesina e a luta pela reforma agrária na América do Sul. 2015. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMSantos.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.