Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10931
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Universidade e serviço social: centralidade e limites na relação entre o ensino superior e a formação profissional do assistente social
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Frederico Borges de
Orientador: Sousa, Charles Toniolo de
Resumo: A universidade brasileira ocupa importante papel para a constituição e consolidação na formação cultural brasileira e na direção social do Serviço Social brasileiro. Esses dois processos culminaram em direções sociais contrárias, que mediante a atual conjuntura de avanço das políticas neoliberais na mercantilização da educação impõem desafios ao projeto de formação profissional do Serviço Social. Esse trabalho tem como objetivo demonstrar a centralidade que o ensino superior tem na construção do Serviço Social, e como suas contradições e limites afetam a formação profissional entendendo a universidade como organismo de reprodução ideológica da classe dominante, conduzida no sentido contrário aos princípios ético-políticos da profissão. Tal esforço de entendimento se deu mediante análises bibliográficas e históricas, e objetivou comprovar como o protagonismo do Ensino Superior no processo de renovação da profissão, mesmo alicerçando o viés contra hegemônico da perspectiva que hoje dá a direção social da profissão, é mediado pela disputa de projetos e se configura hegemonizado pela perspectiva burguesa. O que faz desse espaço, por si só, incapaz de consolidar à superação de uma mera formação profissional crítica, rumo a necessária consciência da direção social do Serviço Social. O trabalho segue apontando então reflexões aos desafios que são impostos, a partir do necessário entendimento do protagonismo da correlação de forças da luta de classes na construção da Universidade e da profissão.
Palavras-chave: Ensino superior
Serviço social
Formação profissional
Assistentes sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Mar-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE, Frederico Borges. Universidade e serviço social: centralidade e limites na relação entre o ensino superior e a formação profissional do assistente social. 2015. 156 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FBAndrade.pdf873.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.