Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10941
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraujo Neto, Waldmir Nascimento de-
dc.contributor.authorAbrão, Allan Costa-
dc.date.accessioned2019-12-26T22:45:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:32Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10941-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.titleA voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9562155396134032pt_BR
dc.contributor.referee1Scarpellini, Marciela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1452430650815871pt_BR
dc.contributor.referee2Amado, Roberto Salgado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735654736121608pt_BR
dc.description.resumoAs reflexões e os dados apresentados neste texto referem-se a um estudo realizado com alunos formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Serão enfatizadas questões que dizem respeito às dimensões da formação pedagógica e da formação específica em química, assim como questões relativas ao perfil profissional do licenciado egresso do curso, as lacunas formativas apresentadas pelo curso de licenciatura, além das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos. O objetivo é conseguir um conjunto inicial de dados de modo a constituir um processo sistêmico de acompanhamento de egressos, tendo em vista a necessidade de acompanhar o corpo social formado para retroalimentar a formação inicial de professores. Assim, tanto quanto as respostas dos egressos, avaliamos também a natureza das perguntas realizadas considerando como os respondentes se movimentam a partir de nossas perguntas. A partir disto, este trabalho mergulha inicialmente em características históricas da educação no Brasil a partir da instalação da República, e procura trazer à tona as dificuldades enfrentadas pelos alunos egressos, e pelos alunos que já tiveram a oportunidade de lecionar, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As respostas são analisadas sob um ponto de vista qualitativo, e usa como referência teórica as questões apresentadas através do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Allan Costa Abrão.pdf537.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.