Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/10941
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araujo Neto, Waldmir Nascimento de | - |
dc.contributor.author | Abrão, Allan Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-26T22:45:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10941 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Egressos | pt_BR |
dc.title | A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9562155396134032 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scarpellini, Marciela | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1452430650815871 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Amado, Roberto Salgado | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0735654736121608 | pt_BR |
dc.description.resumo | As reflexões e os dados apresentados neste texto referem-se a um estudo realizado com alunos formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Serão enfatizadas questões que dizem respeito às dimensões da formação pedagógica e da formação específica em química, assim como questões relativas ao perfil profissional do licenciado egresso do curso, as lacunas formativas apresentadas pelo curso de licenciatura, além das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos. O objetivo é conseguir um conjunto inicial de dados de modo a constituir um processo sistêmico de acompanhamento de egressos, tendo em vista a necessidade de acompanhar o corpo social formado para retroalimentar a formação inicial de professores. Assim, tanto quanto as respostas dos egressos, avaliamos também a natureza das perguntas realizadas considerando como os respondentes se movimentam a partir de nossas perguntas. A partir disto, este trabalho mergulha inicialmente em características históricas da educação no Brasil a partir da instalação da República, e procura trazer à tona as dificuldades enfrentadas pelos alunos egressos, e pelos alunos que já tiveram a oportunidade de lecionar, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As respostas são analisadas sob um ponto de vista qualitativo, e usa como referência teórica as questões apresentadas através do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Allan Costa Abrão.pdf | 537.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.