Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10945
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estado, políticas sociais e serviço social: a educação enquanto espaço sócio-ocupacional do assistente social
Author(s)/Inventor(s): Hora, Vanessa Conceição da
Advisor: Ortiz, Fátima da Silva Grave
Abstract: Pesquisa bibliográfica, com insumos da teoria social crítica de Marx, prioritariamente, que norteará a discussão na busca por aprofundar o entendimento do surgimento e amadurecimento do Serviço Social. Para tanto, ocorre a leitura e análise de produção bibliográfica que trate a trajetória profissional no Brasil – bem como, a formação da sociedade capitalista e o debate sobre políticas sociais. A partir de então é feita a articulação com a Educação enquanto espaço sócio ocupacional do Assistente social em meio à considerações societárias acerca da agudização da questão social, fazendo com que sejam necessárias novas medidas governamentais. Por fim, será tratada a importância e o papel dos profissionais assistentes sociais frente aos desafios demandados por esse espaço sócio-ocupacional.
Keywords: Serviço social
Política social
Educação
Assistência social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: HORA, Vanessa Conceição da. Estado, políticas sociais e serviço social: a educação enquanto espaço sócio-ocupacional do assistente social. 2015. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VCHora.pdf739.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.