Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10950
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A família em situação de vulnerabilidade social e sua relevância para o Estado, serviço social e assistência social
Author(s)/Inventor(s): Zaccaro, Amanda Grazielle
Advisor: Moreira, Ana Izabel Moura de Carvalho
Abstract: Apresenta uma contribuição para a discussão da importância da família na intervenção estatal e como ela vem sido vista pelas políticas sociais e o Serviço Social. Vale ressaltar e entender a importância dada pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS) à família. O objetivo foi definido no ponto de vista de questionar, na atual conjuntura, como as famílias em situação de vulnerabilidade social são “atendidas” pelas políticas públicas e como o Estado neoliberal vem se desresponsabilizando de sua intervenção perante a elas. Assim entende-se que o estudo está direcionada para a família em situação de vulnerabilidade social, a atuação do Estado, políticas públicas e assistência social sobre elas. A metodologia utilizada para o melhor conhecimento do tema e alcance do objetivo proposto foi a pesquisa bibliográfica, através de levantamento bibliográfico já publicado. Com isto, refletiu-se sobre a evolução da proteção social enquanto direito social questão social, as reconfigurações das formas de Estado e com isso as diferentes configurações da família conforme a história. A esta discussão cabe entender por fim, o papel do Serviço Social a fim de buscar a continuidade do acesso às políticas públicas destas famílias, acesso à direitos e sua emancipação.
Keywords: Política social
Neoliberalismo
Assistência social
Família
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ZACCARO, Amanda Grazielle. A família em situação de vulnerabilidade social e sua relevância para o Estado, serviço social e assistência social. 2015. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGZaccaro.pdf599.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.