Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10958
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Hanseníase tem endereço e classe social: as condições sanitárias e epidemiológicas no contexto da precarização das políticas de seguridade social no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Costa, Gustavo Palmares Gomes da
Advisor: Alves, Gláucia Lelis
Abstract: Este trabalho discute sobre as condições sanitárias e epidemiológicas no contexto de precarização das políticas de Seguridade Social no Brasil, enfatizando que a hanseníase é uma doença negligenciada, ou seja, está diretamente relacionada com a desigualdade social e nas condições de vida das populações. Além da hanseníase, existe uma diversidade de doenças classificadas como negligenciadas, por exemplo, a tuberculose, o HIV, a doença de Chagas, a esquistossomose, a leishmaniose e a malária. Tais doenças prevalecem em locais extremamente pobres, com condições precárias de saneamento básico, habitação, alimentação, emprego e renda, acesso aos serviços de saúde, dentre outros aspectos. Essas doenças integram o debate sobre os determinantes e iniquidades sociais em saúde. No Brasil a hanseníase é considerada como um grave problema de saúde pública, pelo seu potencial incapacitante para o trabalho e vida social. No ano de 2011 foi elabora um plano nacional de eliminação da hanseníase e outras doenças, determinando a eliminação da doença até no ano de 2015, alcançando a marca de menos de 1 caso para cada 10.000 habitantes em todo território brasileiro.
Keywords: Saúde pública
Seguridade social
Saneamento básico
Hanseníase
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Gustavo Palmares Gomes. Hanseníase tem endereço e classe social: as condições sanitárias e epidemiológicas no contexto da precarização das políticas de Seguridade Social no Brasil. 2014. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GPGCosta.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.